Sindicato dos Eletricitários de São Paulo promove I Conferência Nacional de Transição Energética em parceria com a ESPM
Evento na capital paulista visa debater a escolha de energias renováveis e seus efeitos na indústria, por meio de um sistema energético sustentável e gerador de empregos
A I Conferência Nacional de Transição Energética tem a finalidade de identificar as oportunidades e as dificuldades que envolvem a implementação definitiva das matrizes energéticas renováveis no país e a descarbonização veicular, através dos diálogos com especialistas, pesquisadores, empresários e representantes da sociedade civil.
O evento acontece no auditório da ESPM, a programação oferece palestras de especialistas e autoridades de todo o país, propondo uma abordagem inovadora em prol de um sistema energético mais sustentável. Deste modo, a conferência é um marco no movimento sindical, tendo em vista promover um sistema de energia socialmente responsável e comprometido com duas pautas caras, sobretudo para o brasileiro: emprego e renda. Com foco na reindustrialização sustentável, a atividade integra os trabalhadores nas discussões sobre fontes de energias renováveis, políticas públicas e eficiência energética.
O porta-voz e presidente da instituição Eduardo Anunciatto, conhecido como Chicão, destacou que: “Na busca pela reindustrialização a partir de uma visão sustentável, esta conferência objetiva inserir o trabalhador, em face das novas tecnologias no setor elétrico, entre outras nuances. Além disso, serão analisados os impactos da transição energética na indústria, especialmente na automotiva, e seus efeitos no mercado de trabalho, a médio e longo prazo”.
Representantes dos trabalhadores, governo federal, acadêmicos e empresários discutirão os rumos dessa transição. Segundo os organizadores, “a presença do governo federal estreita os laços entre o movimento sindical e os empresários, impulsionando o debate sobre os impactos ambientais e trabalhistas”.