A conversa entre a jornalista e o escritor revelou detalhes do mercado editorial brasileiro
De um lado Joyce Ribeiro, jornalista e escritora que lançou, recentemente, o livro ‘Chica da Silva _Romance de uma vida’ primeiro no Brasil e depois, em Portugal.
Do outro Itamar Viera Júnior, o escritor que se tornou um verdadeiro fenômeno literário, ganhou os principais prêmios desta categoria em Portugal (Leya 2018) e no Brasil (Oceanos e Jabuti 2020) com o livro ‘Torto Arado’ publicado pela editora Todavia.
Em pauta, uma entrevista que procurou investigar a trajetória daqueles que escrevem no Brasil, onde a construção do hábito da leitura ainda enfrenta as barreiras, desafios e falta de incentivo.
Na entrevista, muito se falou sobre o dificuldade de se publicar no país, mas a conversa produtiva e reveladora ‘passeou’ pela vida pessoal, formação profissional e, claro, pela rotina do trabalho de escritor.
No caso de Itamar Vieira, a discussão também enveredou pela grande questão que pressiona os autores de sucesso: a expectativa do mercado e dos leitores por um segundo livro, que também seja um sucesso. Essa pressão realmente existe? Afeta a produção de um novo livro? Antes do best seller e depois dele, Itamar já lançou outros três livros bastante elogiados.
Além dos prêmios recebidos se tornou uma ‘voz’ bastante lúcida e potente no debate sobre o mercado editorial brasileiro, para além das grandes editoras e dos nomes consagrados.
Joyce Ribeiro pontuou o papo com conhecimento de causa, pois o seu ‘Chica da Silva _ Romance de uma vida’ que buscou narrar a história da escrava alforriada a partir da infância e do cotidiano da personagem e segue angariando admiradores no Brasil e além mar…
Todas estas questões e muitas outras foram abordadas em uma agradável entrevista apresentada pelo Canal UM Brasil, plataforma de entrevistas e debates, criada pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Link da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=3rrd2vBOYUs