Acontece em São Paulo Feira Cultural com objetivo de levar entretenimento e lazer para toda a família

0 14

Programação com teatro, exposição, gastronomia, distribuição de livros e oficinas, entre outras atividades artísticas, marca primeiro evento cultural pós-pandemia em Cidade Dutra, na Zona Sul de São Paulo

São Paulo, 08 de novembro de 2021 – Entre os próximos dias 1 e 5 de dezembro, acontece em Cidade Dutra, na Zona Sul da capital, a Feira Literária do Sol, levando de forma lúdica e acessível o conhecimento sobre alguns dos mais importantes autores brasileiros e suas obras aos moradores da comunidade.

A programação contará com uma série de atividades artísticas que mantêm a literatura brasileira como tema central, incluindo apresentações de teatro, contação de história, rodas de conversa, exposição, distribuição de livros e, ainda, uma oficina oferecida pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O evento será promovido no espaço do Projeto Sol, organização que há 40 anos proporciona esporte, cultura, lazer, educação e cidadania ao público infantojuvenil da região, como forma de prevenção às drogas e à violência. Atualmente, cerca de 220 crianças e jovens são atendidos pela instituição.

Entre quarta (01/12) e sexta-feira (03/12), a programação será dedicada exclusivamente aos alunos e monitores do Projeto Sol. Já no sábado (04/12) e domingo (05/12), o evento será aberto a toda a população.

Confira a programação completa:

01/12 – Quarta-feira

9h e 13h30 – Contação de histórias

“Onde fica o Beleléu”, de Conceição Molinaro, seguida de distribuição do livro

02/12 – Quinta-feira

9h e 13h30 – Circuito da Feira Literária do Sol:

Teatro – Montagem “A Menina, o Vento e a Mãe Natureza” com os alunos do Projeto Sol, em homenagem à autora Maria Clara Machado. A peça estabelece uma relação entre a obra “Menina e o Vento” com temas voltados ao meio ambiente

Exposição – Um painel artístico apresentará diversos autores brasileiros retratados como heróis, onde seus poderes fazem uma relação aos desafios da realidade da nossa sociedade

Jogo de Tabuleiro – A atividade apresenta de forma lúdica os personagens dos livros da escritora Maria Clara Machado

Xilogravura – Oficina que resgata a literatura de cordel

Gastronomia – Oficina culinária temática, inspirada em um chá da tarde de Maria Clara Machado

Dança – Montagem com os personagens dos livros de Maria Clara Machado

03/12 – Sexta-feira

9h30 – Roda de conversa

Com Maria Amelia Janarelli e Michaela Pivetti, sobre literatura infantil e universo lúdico como suporte educacional

13h30 – Oficina

Atividade proposta pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, seguida de distribuição de livros em braile

16h – Roda de conversa

Com Fábio Sgroi, ilustrador e autor de livros paradidáticos, didáticos e de literatura focados na educação básica

04/12 – Sábado (aberto ao público)

9h30 e 13h30 – Circuito da Feira Literária do Sol

16h30Sarau Virtual

Conexão com a VI Edição do Sarau Virtual de Música, Poesia, Prosa e Afeto, realizado pelo Coletivo Filhas da Mãe, onde alunos do Projeto Sol recitarão poesias e textos brasileiros durante os primeiros 20 minutos. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal do coletivo no YouTube.

05/12 – Domingo (aberto ao público)

9h30 e 13h30 – Circuito da Feira Literária do Sol

Além da programação oficial, o evento movimenta o Projeto Sol durante todos o mês de novembro, com atividades voltadas à preparação para a feira e aulas sobre diversos autores e ilustradores brasileiros, como Pedro Bandeira, Eva Furnari, Vinicius de Morais, Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Ziraldo, fazendo uma relação entre suas obras e os temas que permeiam a realidade das crianças e jovens que frequentam a instituição, como autoestima, racismo, bullying, entre outros.

A Feira Literária do Sol será o primeiro evento cultural pós-pandemia realizado na comunidade e seguirá um protocolo especial para prevenir a transmissão do coronavírus, incluindo aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e distanciamento. Para participar, é recomendado o agendamento prévio, pelo telefone 11 5668-9494.

Este projeto é realizado pela PrumoPro, com patrocínio da Ideal Energia por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, Governo Federal do Brasil.

Para mais informações, acesse: www.prumopro.com/feiradosol

Serviço:

Feira Literária do Sol

Data: 01 a 05 de dezembro de 2021

Local: Projeto Sol

Rua Marli de Oliveira Cobra, 217 (Circuito)

Rua Doutor Paulo de Barros Whitaker, 113 (Teatro e Gastronomia)

Cidade Dutra – São Paulo 

Agendamentos: 11 5668-9494

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.