Instituto Proa oferece 6 mil vagas de capacitação para jovens no Rio de Janeiro

0 13

Objetivo do curso é preparar os alunos para conquistar o primeiro emprego

Nova turma começará em maio e já está com inscrições abertas

O Instituto PROA está com inscrições abertas para preencher 6 mil vagas de capacitação para jovens de baixa renda no Estado do Rio em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho. Os interessados podem fazer a inscrição até 8 de maio no site https://www.proa.org.br/ e as aulas começam no dia 15 de maio. A iniciativa conta com a parceria do Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-RJ) e da Procter & Gamble (P&G).

Para participar, é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro. Mais de 12 mil vagas no curso já foram preenchidas pelo Instituto PROA desde o início da parceria, há quase três anos.

“A parceria com o Instituto PROA veio para promover a inclusão do jovem fluminense no mercado de trabalho e cumpre nossa missão de estimular a principal política de desenvolvimento social que existe: a geração de empregos. Capacitar milhares de jovens para conquistar o primeiro emprego significa abrir os horizontes dessa garotada para o futuro e dar a eles oportunidade de uma vida digna e com melhores expectativas. Seguimos firmes nesse objetivo”, diz o governador Cláudio Castro.

Na Plataforma PROA, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego têm acesso gratuito a 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo, às quartas-feiras, no melhor horário para o aluno. A ferramenta oferece módulos de Autoconhecimento (25 horas), Projeto Profissional (25 horas), Raciocínio Lógico (25 horas) e Comunicação (25 horas).

Além da trilha essencial do curso, o PROA oferece sete trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, onde os alunos podem aprender Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

Ao final, os alunos estarão aptos para participar de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.

“Gerar emprego e renda aos jovens é a nossa prioridade. Desejamos capacitá-los cada vez mais e trazer competitividade ao mercado de trabalho fluminense”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Vinicius Farah.

Alunos prontos para a primeira oportunidade

Os estudantes que fizeram o curso reúnem histórias de êxito no início da jornada profissional. É o caso de Thais Cassimiro, que conseguiu o primeiro emprego.

“Foi através da parceria que eu pude me qualificar para o mercado de trabalho e conquistei o meu primeiro emprego como jovem aprendiz em uma grande empresa. Estou muito feliz e realizada”, afirma Thais.

Já Ester de Oliveira aproveitou os conhecimentos adquiridos para empreender.

“Nesses três meses que passei pelo curso, me sinto muito mais capacitada para uma entrevista, para falar em público. Colocando em prática todo o ensinamento, consegui meu objetivo, que é empreender e abrir uma pequena escola para passar meus ensinamentos adiante. Com concentração e foco, que aprendi na formação, consegui realizar meu sonho”, conta Ester. 

Para os alunos que preferem estudar presencialmente, é oferecido um espaço com computadores para realizar as atividades da plataforma e tirar dúvidas com um monitor. A sala fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, e conta com 20 computadores com acesso à internet. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 17h.

“Desde que fechamos essa parceria, estamos fomentando o mercado de trabalho para os jovens do Rio de Janeiro, promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens são conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, finaliza André Felicíssimo, presidente da P&G no Brasil.

Inscrições e informações: http://www.proa.org.br

Serviço:

– Ter entre 17 e 22 anos;

– Morar no Estado do Rio de Janeiro;

– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Inscrições: até 8 de maio de 2023

Início das aulas: 15 de maio de 2023

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.proa.org.br

FOTO DE CAPA: Marcelo Gigante

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.