Desnutrição se apresenta como um desafio para mulheres que buscam o peso ideal

0 5

De acordo com Deise Doi, nutricionista e criadora do método de emagrecimento Magra&Livre, o foco deve ser na melhora da performance e na busca por uma vida mais saudável, livre de compulsão, desânimo e excesso de remédios

A desnutrição é um problema global, que afeta milhões de pessoas. No entanto, as mulheres estão mais sujeitas a seus impactos e adversidades. A busca pelo peso ideal e uma vida mais saudável é uma preocupação legítima, mas é importante abordar essa questão com cautela e buscar conhecimento antes de realizar qualquer ação radical. 

De acordo com Deise Doi, nutricionista pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase, criadora do método de emagrecimento Magra&Livre, que envolve a reprogramação da mente para perder a fome e estratégias que secam e aceleram o metabolismo, além de fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim, a desnutrição ocorre quando o corpo não recebe nutrientes suficientes para atender às suas necessidades diárias. “Isso pode acontecer de várias formas, como dietas desequilibradas, falta de acesso a alimentos nutritivos, excesso de alimentos inflamatórios que geram má absorção de nutrientes, e, no caso da mulher, fluxo menstrual intenso”, relata.

A especialista aponta que esse quadro pode causar os mais diversos impactos na saúde. “A desnutrição enfraquece o sistema imunológico, tornando as mulheres mais propensas a infecções e doenças. Também pode levar a deficiências nutricionais graves, como anemia, hipotireoidismo, queda de cabelo, aumento da fome por massas e doces, infertilidade, miomas, endometriose, síndrome do ovário policístico e doenças auto-imunes, além de problemas de crescimento e desenvolvimento inadequado. A falta de nutrientes essenciais também causa fadiga crônica e diminuição da performance física e mental, afetando negativamente a produtividade das atividades diárias e sendo confundido com a depressão”, revela.

O fator psicológico também é afetado. “A falta de nutrição pode trazer grandes problemas ao bem-estar emocional das mulheres, levando a sintomas como ansiedade, irritabilidade, depressão e dificuldade de concentração”, alerta a nutricionista.

Deise acredita que existem maneiras de aumentar a performance na busca pelo peso ideal e manter uma vida saudável. “Antes de iniciar qualquer plano ou mudança na dieta, é fundamental consultar um médico ou nutricionista. Eles poderão avaliar a saúde geral da mulher, suas necessidades específicas e criar um plano nutricional personalizado. A adoração de uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais, proteínas e gorduras saudáveis também é fundamental, com a variedade de alimentos garantindo que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas”, pontua.

Segundo a especialista, reprogramar a mente para não ter uma fome exagerada, utilizando estratégias nutricionais para manter um metabolismo salutar também é essencial. “É exatamente esse processo que trará todos os benefícios necessários para alcançar um emagrecimento, efetivamente, saudável”, revela.

Atividades físicas regulares e uma hidratação adequada também fazem parte da busca pelo peso desejado de forma saudável. “Os exercícios desempenham um papel importante nessa jornada e na melhoria da performance em geral. Para isso, o ideal é encontrar uma atividade prazerosa e que se encaixe na rotina diária. A água, por sua vez, é essencial para o bom funcionamento do corpo e o apoio a processos fisiológicos importantes”, relata.

Vale lembrar que cada organismo responde de maneira diferente a determinadas abordagens. “A saúde não se resume apenas a nutrição e exercícios. É importante repor nutrientes que estão em déficit no organismo, dedicar tempo para o autocuidado, gerenciamento do estresse, dormir o suficiente e reservar momentos de lazer para promover uma vida saudável e equilibrada. Para evitar riscos de desnutrição, a busca pelo peso ideal deve ser uma jornada bem informada e cuidadosamente planejada”, finaliza.

Sobre Deise Doi

Palestrante e nutricionista com mais de 15 anos de experiência, pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase. Fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim e criadora do método de emagrecimento Metabolismo Magro, que abrange três elementos: perder a fome falsa, ter acesso às estratégias mais efetivas e acelerar o metabolismo.

Saiba mais em:

https://www.instagram.com/deisedoinutri/

https://www.facebook.com/Deisedoinutricionista/

https://www.youtube.com/channel/UCq1pdKJs1QjsVhHtPU9-aOQ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.