CCBB Educativo – Lugares de Culturas estreia nova programação no mês de junho inspirada na exposição “Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol” no CCBB Rio

0 13

O mês de junho começa com um conjunto de novidades na programação do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, entre elas uma nova seleção de histórias na Hora do Conto e as visitas à exposição “Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol”, com diferentes atrações associadas e Encontro com Educadores. Outra novidade para o mês é o Orquestrando Sonoridades, que oferece um mergulho no mundo musical por meio de instrumentos não convencionais, como raladores, tubos e outros objetos do cotidiano. A ideia é explorar sonoridades únicas e descobrir como a música permeia os ambientes de maneiras inesperadas. Essa atividade acontece aos sábados e nos feriados, às 14h, e aos domingos às 12h, na sala do Programa Educativo, no 1 º andar do CCBB RJ, localizado na Rua Primeiro de Março, 66.

Dia 08, sábado, às 10h,o Encontro com Educadores oferece uma oportunidade única de dialogar com a artista multimídia e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cila Mac Dowell, que traz questões relacionadas à temática da exposição “Luz Æterna”, que estreia no CCBB Rio no dia 5 de junho.

Cila é doutora em Artes Visuais pela UFRJ. Seu trabalho desenvolve pesquisa na ativação de campos artísticos pela experimentação fenomenológica da luz, do som e campos eletromagnéticos orientados por campos afetivos, apresentados em performances ao vivo. Ela tem especialização em escultura pela Tyler School of Art – Temple University, na Filadélfia (EUA) e mestrado em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. O encontro é uma atividade destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento, serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, para visita à exposição. O evento acontecerá no auditório do 3º andar do CCBB Rio.

A atividade Hora do Conto também selecionou novos contos para a apresentação para “gente grande” (acima dos 12 anos) e para as destinadas às famílias. “Zóin” é um texto de Barbara Barbosa sobre um moleque que perde o sono toda noite. Sua mente corre solta e ele só consegue dormir pela manhã, já na hora de acordar. Até que em seu quarto passa a frequentar uma figura feminina misteriosa, que lhe conta histórias até que ele mergulhe no mar de seus sonhos. Porém, um dia, algo de misterioso acontece e os encontros de moleque com sua amiga noturna deixam de acontecer. Agora, ele terá que tomar decisões baseadas em sua coragem para encontrar aquela quem lhe concede o sono, e, mesmo sem saber, seu próprio destino. A história de Zóin e Rosa no CCBB RJ, é contada às 17h, na atividade “Hora do Conto Para Gente Grande”.

Também para gente grande é “A Carteira”, um texto de Machado de Assis contado por Gabriele Bornier. Nele, Honório enfrenta um dilema quando encontra uma carteira no meio da rua. Sofre com a dúvida entre quitar uma dívida ou manter a consciência tranquila. Neste conto, Machado de Assis consegue, em poucas páginas, deixar o leitor curioso e aflito. E, como sempre, mostra algo surpreendente no fim.

Já para as famílias, às 13h, o conto apresentado por Maria Antônia Ibraim e Raphael Rodrigues é o Sumaúma , uma história repleta de segredos e significados. Uma aventura no coração verde e denso da floresta amazônica, onde um homem se encontra diante de uma decisão crucial sobre derrubar a majestosa Sumaúma, conhecida pelos indígenas como a rainha da floresta. O dilema é: será que ele terá coragem de destruir esse símbolo de grandeza e vida? O CCBB Educativo Lugares de Culturas convida a resolver essa questão no Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar, nos sábados, domingos e feriados: 13h (famílias) // 17h (acima 12 anos).

Já no dia 12/06, quarta-feira, O CCBB Educativo – Lugares de Culturas inicia as Visitas Mediadas à exposição “Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol”. Nelas, o educador acompanha o público, agendado ou não, pela galeria, e, por meio de conversas, propõe reflexões que promovem novas percepções sobre o acervo exposto. Durante essas visitas os educadores estimulam o diálogo com os visitantes, por meio da escolha de um percurso, que leva em consideração os temas abordados na exposição e o público.

A exposição, tem o sol como elemento central e aborda as dimensões da luz para humanidade por meio da arte. A mostra é composta porte obras imersivas, criadas por artistas brasileiros, de maneira a proporcionar experiências sensoriais. Elas representam um movimento chamado de “new media art”. As obras utilizam dados em tempo real de acontecimentos solares, nas quais o visitante se transforma em partículas e faz um entrelaçamento poético com o astro, e outras em que a proposta é refletir sobre o universo.

Daniela Chindler, coordenadora do CCBB Educativo -Lugares de Culturas, destaca que na exposição Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol, a arte contemporânea se reconecta com os atributos, significados e representações solares e, para além da visão, ressalta o corpo

e os sentidos. Mostra, ainda, como a estrela moldou o universo e afeta nossas vidas, além de convidar a pensar sobre como a natureza, a tecnologia e a sociedade estão conectadas.

As visitas ocorrerão às segundas e quintas às 11h, 16h e 18h; às quartas e sextas, às 16h; sábados, às10h e domingos, às 18h.

Os ingressos para as Visitas Mediadas podem ser retirados no site do CCBB, na aba do CCBB Educativo, onde é possível selecionar a exposição que deseja visitar com a mediação dos arte-educadores. Os ingressos podem ser obtidos também na bilheteria física do CCBB Rio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.