Vida Mais Box: Elisabete Saman lança uma alternativa criativa para o cuidado da saúde cognitiva

0 2

A empreendedora e idealizadora do projeto Vida Mais, Elisabete Saman, criou método inovador para trabalhar a estimulação cognitiva através da arte, além de prevenir doenças como o Alzheimer e sintomas de depressão e ansiedade.

A arte é um dos elementos que muito auxilia na criação de novas conexões, além de potencializar a capacidade de foco, atenção, concentração, que são muito importantes para as funcionalidades do dia a dia.

Sendo a terceira idade uma fase da vida em que é necessário estimular algumas atividades para ajudar a trabalhar a memória e capacidade de criar e organizar ideias, a estimulação cognitiva nos idosos tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida, prevenindo e reabilitando habilidades gerais dos indivíduos.

Fundadora do Espaço Vida Mais, em 2017, no Brasil, anteriormente, Elisabete Saman já havia trabalhado em diversas obras sociais. Após se formar em Psicologia, aprendeu que a força das

interações humanas, a capacidade de enfrentar as adversidades da vida com equilíbrio, o treino da mente e uma boa nutrição são elementos essenciais para transformar essa etapa de vida em algo leve. Além disso, ela acrescenta que a espiritualidade vem como um pano de fundo para trazer a sustenção e a forçaexistentes dentro de cada pessoa.

“Eu criei o Vida Mais a partir de estudos que fiz sobre envelhecimento e longevidade. Ao me aprofundar nisso, descobri teorias de que o “envelhecer bem” estaria ligado a independência e autonomia dos idosos. Além disso, eu queria que minha mãe envelhecesse com alegria, o que acentuou minha vontade de dar continuidade à esse projeto”, conclui Elisabete.

Com a criação do Espaço, a profissional diz ter se conectado ainda mais com a terceira idade. “Foi um longo aprendizado até então, onde pude me conectar com a terceira idade, tanto com

os que já estavam em declínio cognitivo e físico bem acentuado, como também com as pessoas que, mesmo em idade avançada, ainda se encontravam muito ativas”, relata.

O Espaço Vida Mais foi amplamente divulgado e reconhecido na mídia carioca, através de jornais, revistas e programas de televisão.

UMA EMPREENDEDORA BRASILEIRA EM PORTUGAL

Mãe da Gabrielle e da Sophia, a empreendedora resolveu priorizar a segurança de sua família, se mudando para Portugal e reconstruindo sua vida fora do país. O Brasil já não era um lugar onde Elisabete se sentia segura e confortável. Após dois anos de empresa, ela embarcou para Portugal, levando seus planos e sonhos na bagagem.

“As perspectivas eram grandes e o sonho de realizar um bom trabalho e fazer a diferença na vida de tantos idosos também era grande”, conta. Entretanto, Elisabete se deparou com uma cultura nova em Portugal o que a fez repensar e remodelar o serviços para atender aos moldes europeus.

“A população idosa, não só em Portugal mas em toda Europa é considerável, então eu queria fazer mais por estas pessoas. Foi dessa forma, em 2022, que resolvi ressignificar o meu negócio e criar um produto que conectasse a arte com a estimulação cognitiva, lançando o Vida Mais Box, com o intuito de que chegasse às aldeias portuguesas ou em lugares com poucos recursos e, dessa forma, resignificasse para essas pessoas esse “entardecer da vida”, relembra a psicóloga.

VIDA MAIS BOX

Nesse inovador projeto de Elisabete, uma Box é enviada mensalmente, com atividades que estimulam as habilidades cognitivas e as funções executivas, não apenas dos idosos, mas para todos que desejam prevenir doenças como o Alzheimer e combater o stress e a depressão.

“Através da criação das peças, áreas chaves da cognição dos idosos começam a ser trabalhadas, permitindo que eles tenham uma vida com mais autonomia e independência, e claro, a idéia foi trazer a possibilidade de uma geração de renda e uso de materiais recicláveis, visto não podemos perder esse olhar para o cuidado com o nosso planeta. Essa medida baixou o custo do box, o que o torna viável para aquisição não só pelo idoso, como pela família e por cuidadores de idosos, que muitas vezes não tem atividades para fazer com seu idoso.” explica a empreendedora sobre o box.

Sobre a continuidade do seu trabalho em Portugal e Europa, a empreendedora diz:

“Continuamos na luta por um espaço aqui em Portugal, com a certeza de que iremos melhorar muito a vida das pessoas, que precisam se sentir independentes e autônomas para que envelheçam com saúde e o passar da vida seja uma linda jornada.”

O processo de envelhecer é inevitável, e a empreendedora enfatiza:

“Para que possamos seguir adiante, apesar de todas as perdas que enfrentamos no duro processo de envelhecer, precisamos pensar que enquanto há vida, há coisas que podem ser feitas e precisamos lutar por elas. Não importa o fim, esse é certo, o importante é a jornada que percorrermos, essa sim, tem que ser bem aproveitada e vivida até o ultimo dia”, finaliza.

Conheça o Vida Mais Box: https://www.vidamaisbox.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.