Transforme sua Trajetória: Dominando Marketing e IA no Mundo Tech de hoje

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Como um profissional de marketing digital e tecnologia, com mais de 16 anos de experiência, vejo uma realidade fascinante: a inteligência artificial (IA) e o marketing já estão totalmente integrados, revolucionando não apenas estratégias de negócios, mas também as demandas do mercado de trabalho. Experimento no meu dia-a-dia (no mundo real) como a IA, com sua capacidade inigualável de analisar grandes volumes de dados, prever tendências, executar tarefas repetitivas e até criativas, está levando o marketing para um outro nível de eficácia e personalização.

A Convergência de IA e Marketing

A IA não está apenas criando textos e imagens, ela está reformulando estratégias de vendas, redefinindo o que significa ser um profissional de marketing no mundo moderno e muito mais. E além disso, está sendo capaz de complementar e aprimorar as habilidades dos profissionais que já estão no mercado de trabalho. Já contratei diversos profissionais que eram excelentes em design mas não tinham completo domínio da escrita. O mesmo acontecia com programadores, que eram excelentes na codificação de sistemas e sites, mas que não eram tão claros em gerar instruções para o usuário e muito menos se comunicar com o restante da equipe através de e-mails. Ou até mesmo, em casos mais recentes, profissionais especializados em gerenciadores de anúncios patrocinados que dependiam 100% de outro profissional para criar os textos para serem inseridos nos sistemas. Isso mudou, e muito, nos dias de hoje.

Segundo um relatório da McKinsey, 52% dos especialistas em marketing agora consideram a IA crucial em suas estratégias de crescimento. Isso é uma prova irrefutável de que estamos vivendo uma revolução. Nesse recente relatório lançado pela McKinsey & Company mostra que a aplicação da inteligência artificial generativa em múltiplas indústrias poderá movimentar de US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões na economia mundial anualmente – a título de comparação, o PIB total do Reino Unido em 2021 foi de US$3,1 trilhões. Espera-se que cerca de 75% desse valor seja gerado em quatro áreas principais: marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento (P&D), operações relacionadas a clientes e engenharia de software.

A Realidade do Mercado: A Necessidade de Habilidades Combinadas

Este avanço tecnológico criou um paradoxo no mercado de trabalho. Por um lado, a automação através da IA está reduzindo drasticamente alguns empregos tradicionais. Hoje, muitas empresas, por exemplo, são capazes de realizar atendimentos e vendas através do WhatsApp, em forma de conversa, 100% automatizada usando IA, que foi treinada apenas uma única vez, para responder todas as dúvidas do usuário e atingir o seu objetivo, reduzindo assim os custos e aumentando a efetividade.

Estudos realizados por instituições como a McKinsey & Company e o World Economic Forum fornecem um panorama detalhado deste cenário. Por exemplo, um relatório da McKinsey projeta que até 2030,  mais de 30% das tarefas atuais poderiam ser automatizadas, afetando mais de 375 milhões de trabalhadores globalmente.

No cerne desta mudança está a IA, que não apenas altera os tipos de empregos disponíveis, mas também exige um novo conjunto de habilidades. Testemunho empresas lutando para encontrar profissionais qualificados em IA, uma realidade corroborada por relatórios da indústria que apontam para uma escassez significativa de talentos nesta área. 

Com isso, há uma crescente demanda por profissionais altamente qualificados em IA e marketing. Uma pesquisa do LinkedIn mostra que as ofertas de emprego relacionadas à IA aumentaram 74% nos últimos quatro anos. Isso reflete a urgência em encontrar talentos que saibam usufruir dos benefícios da IA para aumentar a produtividade e assim navegar nesta nova era.

Assim como o ensino superior e o inglês eram obrigatórios para fazer parte de processos seletivos de grandes empresas multinacionais, será necessário que profissionais não apenas de marketing, mas de todos os setores, tenham suas habilidades combinadas com a utilização de IA. Esse cenário tornará a IA, em um curto espaço de tempo, um requisito obrigatório em 90% das empresas.

No marketing digital, grandes empresas que antes tinham 25 copywriters (profissionais contratados para escrever textos com objetivo de relacionamento e vendas), com o uso da IA, reduziram seu quadro para apenas 5 profissionais (uma redução de 80%). Não é tão difícil adivinhar quais ficaram no time: aqueles que além de serem excelentes copywriters, sabiam utilizar em larga escala a Inteligência Artificial a seu favor, conseguindo assim, realizar a produção que antes precisaria de muito mais pessoas, onerando o processo interno de qualquer empresa.

Desenvolvendo Habilidades Combinadas

Desenvolver uma combinação de hard skills em IA e soft skills em marketing é mais do que uma necessidade – é uma vantagem competitiva. Adaptação, aprendizado contínuo e a criatividade são tão importantes quanto o conhecimento técnico. Investir em cursos que abordam tanto a IA quanto o marketing estratégico tem sido fundamental.

Se você trabalha com marketing ou tem interesse em IA, agora é o momento de aprimorar suas habilidades. Eu recomendo cursos e recursos que ofereçam um equilíbrio entre aprendizado técnico e desenvolvimento de habilidades interpessoais. Afinal, a capacidade de combinar essas habilidades não só o tornará mais completo, mas também o preparará para liderar com essa era de inovação.

A intersecção entre IA, marketing e desenvolvimento profissional é um espaço de inovações e desafios. Como alguém que vive e respira essa realidade, destaco a importância de abraçar a mudança, sem medo, investir em educação contínua e diversificada, e estar preparado para se destacar neste cenário em constante evolução. Profissionais e organizações devem reconhecer a necessidade urgente de desenvolver e aprimorar essas competências para atender às demandas do mercado moderno e liderar a corrida pela inovação em seus setores.

Você vai se preparar ou ficará apenas na torcida para que seu emprego não seja afetado?

Compartilhe sua opinião sobre isso, podemos conversar mais em um dos meus canais de contato: www.luizdiego.com.br

Luiz Diego é empresário há 15 anos, especialista em marketing digital e tecnologias de inovação, como a inteligência artificial, e já atendeu mais de 600 clientes no Brasil e no exterior.

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