Tecnologia educacional como ferramenta de formação de uma nova geração

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Adler Ismerim

A sala de aula e a forma de aprendizagem e ensino já não são mais os mesmos de anos atrás. É importante estar ciente que o ato de inovar na educação não se trata apenas de disponibilizar equipamentos tecnológicos que despertam a curiosidade do aluno, mesmo que a tecnologia seja uma facilitadora nesse processo. Inovar na educação é ampliar as possibilidades e utilizar de novas ferramentas para dar maior significado ao processo de ensino, aprofundando conhecimentos e promovendo a autonomia dos alunos.

Investimos milhares de reais em produtos que oferecem mais acessibilidade ao estudo, principalmente para o aprendizado de ciências e tecnologia. Isso já gerou impacto na vida de mais de dois milhões de estudantes da educação básica em todo o Brasil e nos mais diferentes níveis de ensino.

Para ter ideia, durante a pandemia, as soluções da INNYX foram disponibilizadas para o Governo de São Paulo. Hoje, as soluções educacionais também estão associadas às universidades coorporativas no Sul, Sudeste, Norte do País e em expansão.

Com o avanço tecnológico que o mundo vive, o que inclui uma maior interatividade, uma necessidade de mudança em aspectos sociais e, principalmente, educacionais, nada mais natural do que inovar a forma de ensinar. Por isso, faz todo o sentido nossos esforços em investir em projetos disruptivos.

Um exemplo é o Caminhos da Ciência. Trata-se de um laboratório de ciências móvel, que incentiva de maneira criativa a iniciação científica. Mais de 1.000 unidades do Caminhos da Ciência já foram entregues em instituições de ensino pelo país e impactaram mais de 2 milhões de alunos. Os laboratórios móveis do Caminhos da Ciência contam com diversos recursos para o ensino de conceitos básicos e complexos da matriz curricular e podem, ainda, ser customizados pelas escolas que os adquirem.

Outra avenida que investimos é o Make Zone, um programa educacional que integra elementos de gamificação e robótica educacional em meio a cultura maker. Já o Plural+, se refere à uma plataforma EAD personalizada, com gerenciamento de conteúdo. O estudante tem uma curadoria nos estudos e proximidade com os professores. Além disso, a Plural+ foi desenvolvida garantir acesso dos estudantes às aulas mesmo em áreas mais distantes, em que a conexão com a internet não tem grande velocidade.

O Brasil tem cerca de 48 milhões de estudantes no ensino fundamental e médio, sendo que 35 milhões estão em escolas da rede pública. Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), quando comparado com outros 78 países, o Brasil está em último lugar no desempenho de ciências. Por isso as escolas e os profissionais de educação necessitam de ferramentas e soluções inovadoras, que estimulem o interesse e o entendimento das ciências para seus alunos.

Capacitar as crianças e os jovens no conhecimento das ciências e da tecnologia é garantir que eles estejam preparados para um mercado de trabalho que demanda cada dia mais profissionais dessas áreas. Só no setor de desenvolvimento de softwares, por exemplo, estima-se que até 2025 o Brasil possa enfrentar um déficit anual de 159 mil desenvolvedores. Os dados, do ano passado, são da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

É importante que toda a cadeia ligada à educação compreenda e aloque esforços em tecnologia avançada. Nunca o Brasil teve tantos jovens, é necessário que essa parcela da população seja capacitada e inserida no mundo do trabalho. Para isso, precisamos dar acesso ao conhecimento e a tecnologia é uma forma assertiva de levar educação aos estudantes de todas as regiões do país.

Soluções educacionais alinhadas a proposta da Base Nacional Comum Curricular para educação básica já existem e elas vão desde um ambicioso sistema de ensino gamificado à projetos temáticos diversos em áreas como empreendedorismo, conhecimentos regionais, educação no trânsito, meio ambiente, entre outros.

Há mais de dez anos mergulhamos neste segmento e entendemos que o processo educacional precisa se adaptar às mudanças da sociedade. Hoje, investimos, por exemplo, em um hub de tecnologia que cria softwares e plataformas que ajudam na rotina administrativa das unidades escolares e ainda investe em uma plataforma de ensino que dinamiza várias estratégias para disponibilizar conteúdos e interação como painel criativo, fórum e chats.

Não temos mais tempo a perder. A pandemia acelerou o processo de evasão escolar e o Novo Ensino médio tem provocado polêmicas no aprendizado, mas há soluções capazes de colaborar com os jovens a treinarem habilidades e construir conhecimentos em diversas áreas de ensino. A hora é agora e a tecnologia educacional é uma ferramenta que está disponível para quem acredita que o futuro deve ser construído por meio da capacitação de uma nova geração.

  • Adler Ismerim, líder e fundador da INNYX.
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