Rafael Sóbis: ídolo de Internacional e Cruzeiro

0 31

Ídolo de grandes clubes como Internacional e Cruzeiro, Rafael Sóbis começou a jogar futebol amador em uma escolinha. Após algum tempo, foi jogar nas categorias de base do Cruzeiro de Porto Alegre e após quase um ano no clube gaúcho, foi contratado para jogar na equipe juvenil do Corinthians.

Entretanto, após oito meses no clube paulista, retornou a Porto Alegre, desta vez para atuar nas categorias de base do Internacional, clube em que iniciou sua carreira profissional em 2004. No início conhecido apenas como “Rafael”, passou a ser chamado pelo sobrenome por ideia do presidente do clube, Fernando Carvalho. 

Em sua estreia, na semifinal do Campeonato Gaúcho contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, o jovem atacante mostrou suas habilidades, marcando seu primeiro gol com a camisa colorada. Ainda em 2004, ele teria grandes atuações em jogos no Campeonato Brasileiro, especialmente em Grenais. Acabou o ano como titular absoluto.

Rafael Sóbis no Brasileirão 2005 e Libertadores 2006

No Campeonato Brasileiro de 2005, ele estourou. Após um começo discreto, Sóbis foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Foi fundamental na vaga à Copa Libertadores da América de 2006, e foi eleito o Jogador Revelação e Melhor Atacante do Campeonato Brasileiro de 2005.

Em 2006, no segundo jogo das quartas-de-final da Libertadores da América, contra a LDU, Sóbis mostrou sua estrela e marcou o gol que encaminhou o Internacional às semifinais. Encerrando o jogo em 2 a 0.

No primeiro jogo da final, contra o São Paulo, no Morumbi, fez os dois gols na vitória colorada por 2 a 1 sobre o tricolor paulista. No jogo da volta, teve participação nos dois gols colorados. Correu, driblou, e ajudou a manter o empate que deu ao Internacional o título inédito da Copa Libertadores da América. Virou ídolo do Inter e foi vendido.

Durante a Copa do Mundo de 2010, o Internacional acertou sua volta, por empréstimo, até junho de 2011. Sóbis vinha de lesão, porém se recuperou a tempo das finais. Foi campeão da Copa Libertadores novamente e de novo marcando um gol na final. 

Passagens pelo Cruzeiro e nova ida ao Inter

O atacante acertou com o Cruzeiro no final de junho de 2016. Estreou no dia 11 de julho, na derrota por 3 a 0 contra o Athletico Paranaense, pelo Campeonato Brasileiro. Já no dia 4 de agosto, contra o Internacional, Sóbis fez seus primeiros três gols pelo time celeste na vitória por 4 a 2.

Em dezembro de 2018, Rafael Sóbis rescindiu seu contrato e ficou livre no mercado. O atacante conquistou quatro títulos em sua passagem pelo Cruzeiro, sendo dois Campeonatos Mineiros e duas Copas do Brasil. Ainda teve o seu último retorno ao Internacional, e encerrou a carreira no Cruzeiro.Em 9 de novembro de 2021, após a partida do Cruzeiro contra Brusque, pela Série B, Sóbis anunciou sua aposentadoria dos gramados e mencionou: “Cara, o dia chegou, né? A vida é assim, o tempo passa. Alguns têm que sair para outros chegarem”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.