Petronect abraça equidade de gênero no Mundial feminino de Futebol

0 12

A Copa do Mundo de Futebol Feminino começa dia 20 (quinta-feira). Petronect promove reforça equidade de gênero com ações para os colaboradores semelhantes ao Mundial de 2022.

Em 18 de novembro de 2022, quando teve início a vigésima segunda edição da Copa do Mundo FIFA, o planeta parou mais uma vez. No Brasil, as empresas se organizaram para que os colaboradores pudessem assistir ao campeonato.

Do ponto de vista legal, as empresas não são obrigadas a fechar ou dar descanso nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Porém, em 2022, 73% das empresas disseram ter intenção de liberar de alguma forma os funcionários para que pudessem assistir às partidas, mostrou pesquisa com os recursos humanos de 687 empresas realizada pela Catho, plataforma de classificados de empregos.

Ano 2023. A Copa do Mundo Feminina de Futebol está em sua oitava edição e acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto, em dois países distintos: Austrália e Nova Zelândia.

O horário dos jogos coincide com o início do expediente da maior parte dos brasileiros. Diferente dos jogos de 2022, não existem estatísticas sobre como as empresas se organizaram para este evento.

Mas uma portaria assinada pela ministra Esther Dweck (Gestão) definiu orientações para os expedientes no setor público em dias de jogos da seleção brasileira. Com a decisão, esta é a primeira vez que é estabelecido ponto facultativo no campeonato disputado pelas mulheres.

A expectativa por um feriado fortaleceu-se após a Ministra dos Esportes, Ana Moser, defender a folga durante os jogos do Brasil, jogando luz sobre um tema em alta nas empresas: equidade de gênero.

Nas empresas privadas, diferente do que acontece no Mundial masculino, torcer para elas ainda é privilégio, mas a cada quatro anos, mais algumas empresas somam iniciativas em suas agendas e alteram seus expedientes.

É o que acontece na Petronect, um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás. Por seu Portal de Negociações passaram, em 2022, mais de R$800 milhões de transações da Petrobras.

O Diversinect, Comitê de Diversidade da empresa criado há pouco mais de dois anos, replicou ações de 2022 que vão permitir combinar o momento de prestígio à seleção feminina com reforço da equidade de gênero, um dos pilares de Diversidade e Inclusão da empresa.

Além de bolão com premiações, foi organizado para os colaboradores um café da manhã especial para assistir ao primeiro jogo da seleção. O início do expediente ocorrerá somente após os jogos do Brasil, a em alguns casos, os jogos serão transmitidos ao vivo no telão do escritório.

“Apoiar o futebol feminino é mais uma iniciativa de conscientização e prática em favor da equidade de gênero”, diz Luiza Napoleão, atual líder do Diversinect e gerente de Relacionamento da Petronect. “Nos orgulhamos de ter um quadro de colaboradores em que 50% da liderança média é de mulheres e do fato de não existir diferença salarial entre homens e mulheres”.

Com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, a Companhia criou em março de 2021 um Comitê de Diversidade para atuar exclusivamente com esta pauta, o que inclui a implantação de programas e ações voltados para a construção de um ambiente inclusivo. O Diversinect conta com uma governança clara: é comandado pela gestora de Relacionamento, Luiza Napoleão, e patrocinado pelo Presidente da empresa, Marcelo Bonniard.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.