Instituto PROA abre 25 mil vagas para curso on-line gratuito que prepara jovens para o primeiro emprego

0 33

As vagas são exclusivas para jovens que estão terminando o Ensino Médio na rede pública de ensino em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

De olho na realidade do mercado de trabalho, o Instituto PROA ampliou para 25 mil o número de vagas dirigidas a jovens de 17 a 22 anos, e as inscrições já estão abertas. Acreditando no potencial do público jovem, em 2023, o PROA passa a oferecer seus cursos profissionalizantes também para os jovens dos estados de Minas Gerais e Paraná, além dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os interessados devem fazer suas inscrições pelo link www.proa.org.br e as vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Serão destinadas 13 mil para o Estado de São Paulo; 6 mil para o Estado do Rio de Janeiro; 2 mil para Minas Gerais; 2 mil para o Rio Grande do Sul; mil vagas para o Paraná e mil para Santa Catarina.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, ampliar essas vagas é, antes de tudo, acreditar no potencial de jovens que buscam apoio na conquista do primeiro emprego. De acordo com o último levantamento do IBGE, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de mais de 23%.

“Além do esforço governamental, é preciso uma mobilização do setor privado e de ONGs, que são importantes para que haja maior oferta de cursos voltados ao mercado e postos de trabalho destinados a esses públicos, queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta, qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento”, afirma Alini Dal’Magro.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.

O curso tem 100 horas e é dividido em quatro módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. São 7h30 de aulas on-line por semana, cerca de 1h30 por dia, além de encontros remotos semanais mediados por tutores. Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Em 2023 serão três turmas – janeiro, maio e setembro.

EM SP: Instituto PROA abre 150 vagas para curso gratuito de capacitação profissional em tecnologia e programação na Grande São Paulo

Para capacitar jovens, entre 17 a 22 anos, a ocuparem oportunidades na área de tecnologia e iniciarem a carreira profissional, o Instituto PROA desenvolveu o curso PROPROFISSÃO, que está com inscrições abertas para a próxima turma. São 150 vagas, na grande São Paulo. Os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da região da Grande São Paulo. As inscrições irão até o dia 18 de maio e podem ser feitas no site da organização: https://www.proa.org.br/.

Os jovens selecionados receberão notebook emprestado, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas – que acontecerão de segunda a sexta-feira em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (R. Tito, 54 – Vila Romana, São Paulo – SP).

Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, explica que cursos técnicos na área de tecnologia são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e aliados às oportunidades de emprego da iniciativa privada, possibilitam acesso rápido à formação e ingresso de novos talentos no mercado de trabalho.

“Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.