Por Kelly Couto
O avanço da pandemia, ocasionado pela COVID-19, mudou drasticamente a rotina das pessoas, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Mais do que mudar, fato é que o vírus trouxe muitos momentos de apreensão e incerteza para todos.
Tratando-se do âmbito profissional, uma das primeiras medidas adotadas pelas empresas que mais trouxeram impacto no dia a dia dos colaboradores, sem dúvidas, foi a rápida e urgente adoção do home office, a fim de minimizar a propagação da contaminação do vírus.
Com isso, os meios de comunicação no ambiente digital se tornaram principais aliados, passando a ser a única ponte entre as equipes para manter a produtividade do negócio, ainda que a distância.
E-mails, videochamadas, sequencias de reuniões online, entre outras ferramentas ofertadas pela tecnologia passaram a ter mais forças, o que obrigou personalidades e experiências de vida distintas a passarem a maior parte do tempo juntas.
Contudo ao mesmo tempo em que as diferenças tendem a ser enriquecedoras e trazer muitas trocas e aprendizados, este “novo formato” de se relacionar com as pessoas (de se comunicar) pode também provocar muitos conflitos, principalmente quando se existem ruídos na comunicação.
Em certos casos e medidas, dentro do ambiente profissional, é até normal poder vir a surgir certos tipos de desencontros. O infortúnio é quando estes extrapolam os limites do aceitável e tornam-se fontes de problemas e acabam colocando em risco a reputação da marca.
Por este motivo, saber gerenciar os conflitos no ambiente de trabalho é fundamental para minimizar impactos negativos, como aumento de custos, fuga de talentos, baixa produtividade…. em outras palavras, é fundamental saber gerenciar para a sobrevivência de uma companhia.
De acordo com um estudo divulgado pela The Institute of Internal Communication – IoIC, embora a situação apresentada pelo novo coronavírus seja desafiadora dia após dia, os comunicadores internos têm se mostrado confiantes nos últimos meses do quanto seu trabalho tem sido ímpar e o quanto tem crescido muito dentro das estratégias das empresas para manter a boa imagem da organização.
Sabe-se que cada situação é diferente e carrega consigo suas particularidades e, fórmula padrão para solucionar todas elas não existem. Caso a empresa não tenha um comunicador interno para tomar à frente, há algumas iniciativas que podem minimizar os impactos negativos e gerar mais credibilidade no relacionamento entre o colaborador e a organização. Confira 06 dicas fundamentais para gerenciar crises e manter a boa reputação do negócio.
- Não se pode prever o futuro, mas dá para antecipar possíveis cenários
A mensagem que sua empresa pretende passar, aliada à expectativa de percepção dos colaboradores são sempre dois pontos que precisam ser levados em consideração para evitar ruídos no futuro. Por isso, a primeira medida que deve ser levada em consideração, sempre, é planejar!
Fazer um planejamento de canais e formatos que vão ser utilizados para disseminar as informações, bem como o período, atores envolvidos é fundamental.
É elementar que, em meio a uma crise, muita coisa pode não ser prevista com antecedência, mas pensar em possíveis cenários futuros já ajuda e serve como termômetro no acompanhamento das ações, até para conter certas situações e trazer mais clareza aos possíveis desdobramentos que um conflito pode gerar.
- Cenários previstos
Em casos de cenários previstos, procure alinhar um plano de ação focado nas ações improváveis para que as informações sejam distribuídas de forma rápida e eficiente, a fim de contornar o conflito. Desta forma, o plano será um grande aliado em momentos de tensão. E se ainda não tem pontos focais definidos, este é um bom momento para criá-los. Esta também é uma boa oportunidade para formar uma base de parceiros e apoiadores dentro do time.
- Pense rápido
Um dos principais fatores que contribuem para a propagação das famosas Fakes News é a falta de informação.
Quando a informação não está clara, esta é uma poderosa munição dentro do ambiente de trabalho que pode comprometer a reputação da marca, uma vez que os boatos podem ser disseminados de uma maneira muito veloz.
Pensar com a agilidade, portanto, é um dos fatores essenciais para tentar conter os períodos de tensão. Daí a necessidade de ter o planejamento já engatilhado. Isso porque, quanto menor o tempo que os colaboradores têm acesso à informação distorcida, menores são as chances também de acontecerem ruídos comunicação.
Outro ponto importante ainda é o tempo em que a empresa leva para se posicionar diante de uma situação de desagradável, frente ao time interno. Por isso, uma boa forma de estimular a prática de informação mais segura e conter certos conflitos, é mostrando que o time sempre são os atores principais do negócio.
Criar políticas de divulgação, mantê-los bem informados sobre o que está acontecendo ao seu redor é uma iniciativa, inclusive, que muitas empresas vêm adotando não só em momentos de crise, mas como nas demais frentes.
Lembre-se sempre que uma comunicação importante, deverá ser feita, primeiramente, para os colaboradores.
- Transparência e muita conversa
Algumas empresas seguem rigorosos padrões no que tange às informações que podem ser chegadas ao público interno.
Em uma Gestão de Conflitos, esta é uma prática que vale ser repensada, claro que com certos cuidados, a fim de manter o equilíbrio e o bem maior da organização.
Aliás, essa é excelente porta de entrada para a empresa fortalecer sua imagem com o público interno, tornando o canal de Comunicação da companhia uma fonte totalmente segura e confiável.
Outra dica master é estabelecer uma parceria entre os colaboradores, criando acordos quanto ao compartilhamento de informações.
Vale ressaltar que comunicar e informar são ações totalmente distintas, e se o plano não for bem executado, tudo o que poderá acontecer é desperdício de tempo e recursos.
- Saiba filtrar
Todo conteúdo levado para time é realmente útil e fundamental? Vale sobrecarregá-los de informações?
Em meio a uma crise interna da organização, todo e qualquer tipo de informação tende a ser relevante, mas quando a crise extrapola para o cenário externo, é importante filtrar o que será transmitido pela organização, para que esteja sempre aliado ao contexto do formato em que o trabalho vem sendo desempenhado.
Mesmo que a empresa se posicione diante de uma crise, é comum que dúvidas ou questionamentos possam surgir ao longo do caminho. Por isso é essencial que os colaboradores tenham a liberdade para falar, mas, acima de tudo, sejam ouvidos, e que a comunicação seja realmente estabelecida.
- Trazer reconhecimento
Por último, e o mais importante de todos: Reconhecimento!
Reconhecer o valor do colaborador é uma carta na manga que deve ser colocada em prática sempre. Mas em tempos de crise esta peça se torna coringa porque tende a reforçar ainda mais o valor e os propósitos da empresa.
Negativos ou positivos, é muito importante trazer feedbacks com frequências.
Na hora de elogiar as boas ações, por exemplo, que seja de preferência, em público. Isso serve não só para estimular o seu empenho, mas incentivar também outros colaboradores a seguir o exemplo.
Já quando for o caso de chamar atenção e trazer feedbacks, que esta seja uma ação sempre em particular e com muito cuidado, até mesmo no tom da voz e na escolha das palavras, principalmente com verbos, em especial o verbo SER.
Isso porque, a título de exemplo, quando se diz: “você É disperso” – dá a interpretação de que o colaborador tem uma condição permanente de falta de atenção.
Agora, quando se fala “você ESTÁ disperso nos últimos dias, meses…” traz o sentido de que o colaborador é bom em suas atividades, mas a falta de atenção frequente está comprometendo seu desempenho. Percebe a diferença?
Trabalhar a motivação sempre será uma ação inigualável para o desenvolvimento das pessoas. Por isso, uma ótima estratégia para manter ainda mais o engajamento é reconhecer a colaboração e dedicação que cada um traz para empresa, destacando sempre a importância de cada cargo, e função de tudo e todos.
E, por último, atuar com crises não é sinônimo de comunicar caos. Como tudo na vida, para cada experiência negativa, sempre haverá seu lado positivo. O mais importante, e que precisa ser levado em consideração, sobretudo, são quais perspectivas de melhora para o futuro a organização deseja alcançar.
Contar com a ajuda de um profissional especializado na ciência da comunicação, portanto, é um divisor de águas para manter o jogo de cintura na hora de ultrapassar momento difíceis, com ânimo e a motivação e manter uma parceria longa e duradoura para a boa reputação da empresa e crescimento do negócio.