Filtr Music e Sarará se unem e promovem capacitação de mulheres negras na produção cultural

0 7

Reafirmando seu compromisso com a inclusão das diversidades, Festival Sarará e Filtr Music, braço de curadoria e conteúdos da Sony Music, anunciam parceria e, juntos, lançam um programa de capacitação para mulheres negras na área da produção cultural. A ideia é que 30 produtoras sejam capacitadas, além de passarem por uma experiência prática no Festival Sarará, que acontece no dia 26 de agosto, no Mineirão, em Belo Horizonte.

A equipe do Sarará destaca o compromisso com o desenvolvimento humano e a importância de estabelecer uma estrutura diversa que precisa ser respeitada, ouvida e remunerada. Para isso, fez parceria com o Filtr Music, que vem reiterando sua contribuição com a música através da capacitação, garantindo assim uma sintonia de propósitos, que gera impacto na cena de festivais por meio da diversidade e da inclusão.

Neste primeiro ano de parceria, será realizado o Crias da Música edição Sarará, que irá promover um curso de formação teórica e prática sobre o universo da produção de festivais e que tem o objetivo de reforçar o compromisso da Sony Music com a diversidade e inclusão, em sinergia com a missão do Sarará.

“A parceria com o Sarará materializa nossa estratégia de trazer para o ambiente de negócios soluções sustentáveis focadas em responsabilidade social. Promover iniciativas como o Crias da Música, gerando impacto na vida das pessoas e contribuindo para um mercado musical mais inclusivo e diverso representa uma visão que a longo prazo transformará toda uma cadeia de serviços. Nossa proximidade com festivais vem sendo construída em parcerias que geram resultados coerentes com os desafios que todos enfrentamos, sejam empresas de música, festivais e pessoas” diz Wilson Lannes, General Manager da Sony Music Brasil. 

Ao todo, o Crias da Música edição Sarará vai oferecer bolsa no valor de R$1,5 mil reais para cada uma das 30 mulheres negras que farão a capacitação em produção cultural, passando por um treinamento teórico e prático, onde acontecerão seis encontros presenciais, sendo três deles durante a montagem do festival, colaborando em cargos de produção em todo backstage.

As mulheres selecionadas serão distribuídas entre as equipes de produção para terem uma experiência de trabalho, participando da realização da edição deste ano do festival. “Ao final do processo, essas mulheres serão convidadas para vivenciar o Sarará 2023. Uma interação importante, que colabora para notar como cada detalhe da produção impacta e influencia na experiência final”, explicou Bell Magalhães – Diretora Executiva do festival.

As vagas para capacitação, que teve a metodologia desenvolvida por mulheres negras, contemplam mulheres travestis e transexuais, PCDs e periféricas. O cadastro é gratuito e deve ser realizado somente através do formulário no link até o dia 30 de julho. O curso acontecerá de 20 a 31 de agosto.

Foto: Lilo Oliveira

Primeira turma formada pelo projeto Crias da Música da Sony Music participa do Sarará

Artistas formados na primeira edição do Crias da Música se apresentarão no “Paredão”, palco dedicado à música urbana do festival. Será a estreia dos jovens artistas, e BH será a primeira cidade a conferir ao vivo o repertório recém-lançado nas plataformas de streaming. Todas as músicas contam com clipes, disponíveis no canal Filtr Music Brasil no Youtube

Criado pela Sony Music Brasil em parceria com a ID_BR e a Escola de Música & Negócios, o programa Crias da Música busca capacitar e formar jovens negros e periféricos para o mercado fonográfico, dando para eles uma oportunidade de aprender e vivenciar todo o panorama 360ª da indústria da música. A primeira edição, concluída em novembro de 2022, capacitou uma turma de 42 talentos dos complexos do Alemão, Jacaré e Maré, no Rio de Janeiro, que já estão certificados em Music Business pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio e alguns deles já atuando no mercado.

Sobre Sarará

O Festival Sarará comemora sua 10ª edição em 2023. Sarará é uma ideia de valorização e liberdade de GENTE. O festival SENTIR. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção e arte. De conexão entre pessoas com todos os credos, de várias cores, com todas as orientações sexuais e com vivências e perspectivas múltiplas.

A principal via de conexão é a música e, no processo de construção de Sarará, encontra formas de entender e viabilizar caminhos de união a partir do respeito pelo diferente e da consagração da diversidade.

Sobre Filtr Music 

O Filtr Music – originalmente uma marca global de playlists da Sony Music – evoluiu no Brasil para uma plataforma de entretenimento, que une iniciativas para aproximar artistas e fãs, curadoria e produção de conteúdo. Hoje o Filtr Music conta com 250 playlists nas principais plataformas de música e mais de 11 milhões de seguidores em playlists, e com o Canal Filtr Brasil no Youtube, voltado para apaixonados por música, que conta com 2 milhões de inscritos e uma ampla variedade de conteúdos originais de música, incluindo videoclipes, apresentações ao vivo e entrevistas.  

Os conteúdos lançados pelo Filtr Music em plataformas de streaming acumulam mais de 1.1 bilhão de visualizações.

 A proposta do Filtr Music é seguir desenvolvendo e impulsionando cada vez mais uma comunidade de pessoas engajadas que transitem por estes diversos pontos de contato com o vasto mundo da música. 

Serviço:

Período de inscrição do curso: 

  •         das 12h do dia 20 de julho até as 22h de 30 de julho de 2023. 

Período do curso de formação: 

  •         de 20 de agosto a 31 de agosto (considerando um encontro de feedback, pós-festival)

Formulário de inscrição aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.