Eternizando momentos: a magia da fotografia de recém-nascidos

0 3

De acordo com Fernanda Sanchez, precursora brasileira e referência internacional na fotografia newborn, é preciso desenvolver técnicas para que o momento proporcione conforto tanto para os bebês, quanto para os pais

A área da fotografia oferece um mundo de criatividade e expressão artística, mas seguir uma carreira nesse campo não é tarefa fácil. Capturar imagens que contem histórias e despertem emoções exige habilidades técnicas aprimoradas, mas também demanda um olhar único e uma perspectiva singular. 

No entanto, apesar dos desafios, aqueles que persistem na busca por excelência têm a oportunidade de criar impacto, transmitir mensagens poderosas e eternizar momentos através de suas lentes.

A fotógrafa Fernanda Sanchez, por exemplo, é uma precursora brasileira e referência internacional na fotografia newborn, com mais de 15 anos de experiência fotografando recém-nascidos. Desde 2011, passou a palestrar nos maiores congressos de fotografia do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Peru, além de ser jurada dos principais concursos de fotografia do mundo, como Inspiration Photographers, Outstanding Awards e Newborn Lovers.

Mesmo com uma formação inicial na área publicitária, Fernanda escolheu a fotografia como sua prioridade. “Sempre existiu uma paixão pela fotografia, desde a infância, quando ganhei minha primeira câmera. Em 2006 engravidei pela primeira vez e, ao navegar por uma rede social da época, encontrei o trabalho de duas americanas que fotografavam recém-nascidos e bebês de forma única. Foi quando decidi que sairia da publicidade e me dedicaria à fotografia de bebês. E assim o fiz”, revela.

Embora a força de vontade seja essencial, a fotógrafa percebeu que precisaria se aprofundar no assunto para se destacar. “Quando fotografei meu primeiro newborn eu já possuía técnica fotográfica, mas percebi que eu precisava estudar além da fotografia. Foi então que passei a me aprofundar nos mais diversos assuntos, como fisiologia neonatal e psicologia pós-parto para manusear o bebê de forma correta e responsável, além de lidar com a mãe durante o ensaio. Atualmente, é possível encontrar diversos cursos sobre fotografia newborn, mas em 2007 não existia nada relacionado ao assunto, principalmente no Brasil”, relata. 

Nesse momento, Fernanda percebeu que existia uma oportunidade comercial e se tornou uma profissional pioneira na área de fotografias de recém-nascidos. “Atuando há mais de 20 anos, com 16 anos focada na arte de fotografar bebês, desenvolvi técnicas que destacam a identidade de meus trabalhos. Acredito que encontrei meu estilo quando comecei a usar elementos naturais como um complemento das fotografias, como folhas, plantas e flores. Esse tipo de elemento sempre deixa as imagens mais bonitas e tornou-se uma marca registrada de parte dos momentos que são registrados pelas minhas lentes”, pontua.

A escolha da paleta de cores também é uma das identidades das fotos da especialista. “Não existe um significado específico, mas sempre tento colocar a minha personalidade em tudo que faço. Aqueles que me conhecem ou visitam meu estúdio percebem que, na maioria das vezes, uso tons neutros e cores claras, que combinam com as plantas e flores que costumam estar presentes nos meus cenários”, declara.

Com mais de mil trabalhos realizados, a fotógrafa desenvolveu técnicas capazes de acalmar os bebês e tornarem o trabalho ainda mais especial. “Além de tranquilizar os pais mostrando que eles podem confiar nos meus conhecimentos, utilizo um conjunto de metodologias capazes de deixar a sessão de fotografias mais confortável para os recém-nascidos. Para isso, utilizo ruídos brancos, deixo o ambiente mais quente e enrolo o bebê de modo que ele se sinta no ambiente que ele acabou de sair, que é o útero materno”, finaliza.

Desde 2011, Fernanda Sanchez ministra cursos para a execução de fotos para recém nascidos, apresentando técnicas e conceitos para manusear e acalmar os bebês com segurança. Para mais informações, acesse: https://fersanchezstudio.com

Sobre Fernanda Sanchez 

Precursora brasileira e referência internacional na fotografia newborn com mais de 15 anos de experiência fotografando recém-nascidos. Cursou e fotografou com referências mundiais, na Europa, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, sobre Fotografia Newborn, além de fisiologia neonatal, visagismo e psicologia pós-parto.

Palestrante desde 2011 dos maiores congressos de fotografia do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Peru. Professora com mais de 2000 horas lecionando cursos para fotógrafos em todo o Brasil, América Latina e Estados Unidos. Jurada dos maiores concursos de fotografia do mundo, como Inspiration Photographers, Outstanding Awards, Newborn Lovers, Amarelos, entre outros. Publicou o primeiro DVD educacional do Brasil sobre Fotografia Newborn. Criadora da Cotton the Posing Doll, a primeira boneca posicionadora da América Latina. Para mais informações, acesse fersanchezstudio.com ou @studiofersanchez

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.