Especialista explica passo a passo para vender um produto digital de sucesso

0 5

Pode ser um curso on-line, uma mentoria ou consultoria. É importante estar alinhado com as expectativas e entregar uma transformação real

A venda de um produto digital é uma estratégia adotada por empreendedores que buscam ampliar o alcance do seu negócio e obter resultados utilizando o marketing digital. No entanto, embora muitos queiram seguir esse caminho, boa parte encontra  dificuldade em estruturar um planejamento sólido e desconhece as etapas do processo. É aí que a mentoria especializada pode fazer toda a diferença, sendo o divisor de águas entre o sucesso e a frustração.

Um mentor experiente e capacitado pode oferecer insights valiosos, orientar nas tomadas de decisão, evitar erros comuns e compartilhar conhecimentos práticos. Além disso, consegue auxiliar na validação da ideia, no desenvolvimento de uma estratégia de vendas eficiente, na definição dos canais de marketing mais adequados, na otimização da identidade visual e da experiência do usuário, além de fornecer suporte emocional e incentivar a persistência e resiliência.

Bruna Ávila, sócia-fundadora da Especializei, agência empenhada em venda, lançamento e desenvolvimento de negócios digitais explica que o primeiro passo para ter uma jornada satisfatória é realizar uma pesquisa de mercado detalhada para identificar as necessidades, desejos e dores do seu público-alvo. “Compreender o mercado e validar a demanda do produto digital é fundamental para garantir que você esteja atendendo a uma real necessidade do público-alvo. Nessa jornada, você se conecta com as necessidades do outro, identificando o que gera valor na construção desse conhecimento”, destaca.

Com base nas informações obtidas na pesquisa de mercado, é hora de definir o produto digital que será oferecido. “Pode ser um curso on-line, mentoria, consultoria, entre outros. É importante que esteja alinhado com as expectativas e que entregue uma transformação real”, pontua.

Após a definição, chega o momento do desenvolvimento, que inicialmente envolve a análise SWOT, em que identificamos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do projeto. A partir desse ponto, são elaboradas estratégias para lidar com esse cenário e também ocorre o planejamento para a criação de conteúdo e o plano de execução para garantir que a estrutura base do produto, bem como seus resultados estejam alinhados à escala de um negócio digital. É nessa etapa que o projeto toma forma e se torna uma realidade para alcançar mais pessoas e impactar positivamente suas vidas. 

Bruna enfatiza que para um produto digital alcançar relevância e se destacar no mercado, é fundamental construir uma marca com um posicionamento forte e uma mensagem clara, criando um movimento que torne o produto atrativo e desperte o desejo de compra. “A combinação desses elementos potencializa a mensagem, posiciona o especialista e o produto com um diferencial único em sua área de atuação”, destaca a mentora de lançamentos. 

Com uma marca bem estabelecida e diferenciada, o produto ganha maior visibilidade e atrai a atenção do público, criando uma conexão sólida com os potenciais clientes.

Uma estratégia de marketing bem planejada é imprescindível para as vendas de um produto que busca ter escala na internet. “Não existe estratégia copia e cola. Ser estratégico é a arte de criar soluções para suas individualidades e o seu modelo de negócio”, reforça. 

Antes da abertura das vendas oficial do produto digital, Bruna explica que há algumas fases de preparação para gerar expectativa e engajar a audiência nas redes sociais. Nessa fase, é possível gerar um movimento e criar um desejo para as pessoas consumirem e conhecerem a didática e conteúdo do especialista. “Ao proporcionar esse espaço de preparação e divulgação, é possível estabelecer uma conexão mais profunda com a audiência, conquistando a confiança e o interesse dos potenciais consumidores antes mesmo do lançamento oficial”, destaca.

A mentora reforça também que a venda do produto não acontece só no momento da abertura das inscrições, é fundamental ter a preparação antes e no pós vendas acompanhar os resultados e o feedback dos clientes. “Esteja aberto para ouvir críticas construtivas e identificar oportunidades de melhoria.  Essa iniciativa é valiosa para aprimorar o produto e fortalecer a relação com a sua audiência”, pontua a especialista.

Com o produto digital validado, Bruna explica que é hora de pensar na escalabilidade e no crescimento do negócio. “Avalie a possibilidade de expandir o alcance do produto para novos mercados e públicos, bem como de lançar novos produtos complementares”, conclui.

Sobre Bruna Ávila

Bruna Ávila é sócia-fundadora da Especializei, agência empenhada no lançamento e desenvolvimento de negócios digitais. Empreendedora nata, a trajetória de Bruna é marcada pela diversidade de empreendimentos. Desde a distribuição local de panfletos até a fundação da própria loja de roupas, passando pela venda de quitutes e lanches na escola, ela sempre demonstrou habilidade para encontrar soluções inovadoras que atendessem às demandas do mercado. Hoje, se destaca como estrategista e mentora em negócios digitais, liderando uma equipe dedicada em buscar soluções e aprimoramentos para ampliar o acesso ao conhecimento. Sua visão estratégica e seu comprometimento têm sido pontos-chave para estabelecer parcerias duradouras e obter resultados significativos, ajudando a transformar empresas tradicionais em negócios lucrativos na internet, com a geração de milhares de reais em vendas online. Para mais informações, acesse @bruna.avila; pelo TikTok: @brunaavilaor e Youtube: https://www.youtube.com/@brunaavilaor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.