De rimas afiadas a mensagens de amor os novos artistas mostram como o rap é essencial na cultura musical brasileira

0 3

O rapper goiano Donato No Relato tem evolução artística ao se desviar brevemente do som de protesto e apostar no love song para o novo trabalho que está em fase de edição

Historicamente o rap  surgiu como uma forma de expressão musical das comunidades negras e latinas nos Estados Unidos. Desde seu surgimento, se destacou como voz poderosa para transmitir realidades e vivências de diferentes comunidades ao redor do mundo. No Brasil, essa realidade segue a mesma tendência e um artista que tem se destacado no cenário é o rapper goiano Donato No Relato, que há três anos atua profissionalmente como cantor e compositor. Suas músicas abordam questões sociais e políticas baseadas na sua própria experiência de vida. 

Recentemente, Donato surpreendeu seus fãs ao gravar um DVD no estilo love song, intitulado “Donato em Relatos de Amor”. Essa escolha foi inspirada pela vontade de explorar temas mais emocionais, transmitindo amor e conexão com seus seguidores, que demonstraram vontade de ver o artista em uma vertente mais popular. “Sinto que estou expandindo meus limites nos vários caminhos que o rap tem. Entendo a importância de experimentar novos estilos e isso vai me fortalecer como cantor e compositor”, justifica o artista  ao lembrar que o novo trabalho segue no “forno”, em fase de edição final.

Ao incorporar o love song ele busca equilibrar a exposição emocional com sua identidade artística e sua mensagem como rapper.  No processo de criação e gravação, Donato contou com a colaboração de outros artistas e produtores, o que enriquece o novo projeto com uma diversidade de influências musicais. A participação da cantora Taysa em um dueto e o trabalho da personal stylist Maris Tavares na composição do visual, são marcas da nova fase dele.  “Essas colaborações me deram outra perspectiva e o resultado foi uma experiência musicalmente enriquecedora pra mim”. 

Donato No Relato é um exemplo de como a diversidade dentro do rap fortalece o gênero como um todo, permitindo que diferentes públicos se sintam representados e se identifiquem com as letras e mensagens transmitidas. Com sua versatilidade musical e abordagens diversas, o rapper goiano tem conquistado fãs em todo o país e se consolidado como um artista que faz música no estilo rap, mas que atende a diversos públicos, com  mensagens poderosas e emocionais.

Para aprimorar suas habilidades, ele conta que pratica constantemente a escrita de letras, aperfeiçoa sua dicção e fluência, estuda outros artistas e busca inspiração em diferentes fontes. Seu conselho para aqueles que estão começando a explorar o meio do rap é “praticar regularmente, experimentar diferentes estilos e técnicas, e, acima de tudo, buscar sempre a autenticidade em suas letras e performances”.

Donato compreende a importância da diversidade dentro do rap e como ela fortalece o gênero como um todo. Com 11 clipes lançados até o momento, o rapper já explorou diversas temáticas, desde assuntos polêmicos como violência doméstica até questões mais leves, como o cotidiano e a fé. Essa variedade tem se mostrado essencial para atrair diferentes públicos e criar um ambiente inclusivo dentro do rap, onde cada pessoa pode se identificar e encontrar sua voz.

 Crédito: Marcel Bianchi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.