Conheça as dicas para ter um negócio familiar bem-sucedido

0 14

Apesar de parecer fácil, comandar parentes pode ser uma tarefa complicada

O empreendimento familiar é constantemente adquirido por inúmeros empresários que buscam ter um ambiente de trabalho menos formal, além de trazer a sensação de segurança maior em relação aos funcionários. Mas o tiro pode sair pela culatra, já que apesar da aproximação entre as pessoas que compõem o time, as chances de brigas, dificuldades de separar a relação de casa e trabalho são altas. Para evitar dor de cabeça e expectativas não alcançadas, André Aragão, consultor empresarial, dá as melhores dicas para tem um negócio em família bem-sucedido.

“É necessário analisar as competências necessárias de cada familiar que você deseja que faça parte da empresa, para assim destinar as suas funções. Se necessário, aposte na qualificação profissional para se assegurar de que aquela função esteja se desenvolvendo da melhor forma”, aconselha André.

O consultor empresarial lembra que um dos maiores desafios na gestão de empresas familiares é evitar conflitos entre os parentes, por conta disso, é necessário que haja um alinhamento de interesses e expectativas de todos os familiares que participam do negócio, para que assim futuras frustrações sejam evitadas.

“Separar o trabalho do afeto, do lado pessoal é uma tarefa muito difícil, é normal que uma chateação em casa seja lavada para o trabalho ou a situação contrária também, nessa hora, o profissionalismo precisa reinar, as desavenças precisam ser deixadas de lado durante o horário comercial. Além do ponto sobre discussão, a questão do dinheiro também deve ser diferenciada, as contas da empresa devem ser separadas das contas pessoais da família”, André afirma.

É comum que pensem que só porque uma empresa é familiar, significa que ela só terá pessoas de seus sangue como funcionários, mas é um importante que a captação de novos talentos externos seja feita no negócio, para trazer novas ideias à equipe e também profissionalizando a equipe que já fazia parte do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.