Cidadania Italiana: 5 dicas para entender tudo sobre esse direito

0 7

(Foto: Marinho)

Segundo dados da Embaixada Italiana no Brasil, aproximadamente 15% da população brasileira descendem de italianos

No ano em que é comemorado os 150 anos da imigração italiana no Brasil, fato que se iniciou com a chegada do navio “Rivadavia”, desembarcando em 31 de maio de 1875 mais de 150 famílias italianas no país, a solicitação de reconhecimento de cidadania italiana por muitos brasileiros descendentes tem crescido consideravelmente.

De acordo com informações da Embaixada Italiana no Brasil, aproximadamente 15% da população brasileira descendem de italianos, o que corresponde a mais de 30 milhões de pessoas. Somente no Estado de São Paulo, em 2023, foram mais de 28 mil documentos emitidos.

Para esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto, a empresária e CEO da Simonato Cidadania, Lilian Ferro, destaca cinco benefícios que têm chamado a atenção para o assunto em muitos lares brasileiros, são eles:

Passe livre na União Européia: Quem adquire o reconhecimento de dupla cidadania em um país europeu como a Itália, por exemplo, tem o direito, sem restrições, de trabalhar, estudar, viajar e viver em todo o território denominado Espaço Schengen, uma área composta por 27 países. Vale lembrar que existem também planos de aposentadoria para brasileiros com cidadania italiana;

Serviços sociais de qualidade: Não é de hoje que ouvimos falar sobre a qualidade de vida nos países europeus, desde o acesso à saúde e educação até a segurança e tranquilidade, com cidades estruturadas e muito bem assistidas pelo governo;

Cultura e história: Quando uma família ou descendente decide reconhecer sua cidadania italiana, ele embarca em uma tarefa de descoberta sobre seus antepassados, despertando para informações culturais que jamais imaginaria, além de entender melhor costumes que foram passados de pais para filhos;

Passaporte valioso: Segundo o ranking Henley Passport Index, que categoriza o poder do salvo-conduto de acordo com o número de destinos aos quais os portadores de um passaporte podem aceder sem visto prévio, o documento italiano ocupa a 1º posição ao lado do passaporte espanhol, francês, alemão, japonês e de Singapura, como um dos mais fortes e poderosos do mundo. São mais de 194 destinos, o que certamente pode abrir grandes oportunidades a nível internacional para quem o adquire;

Dupla cidadania: Com o reconhecimento da cidadania italiana, a cidadania do país de origem não é perdida, ou seja, é possível desfrutar de benefícios em ambos os países, aumentando as chances profissionais e de caráter pessoal ao indivíduo.

Seja para ter a oportunidade de viajar e conhecer diversos locais do mundo, ou ainda, planejar uma carreira profissional com metas bem definidas no futuro, Lilian ressalta que obter uma cidadania na Itália é abrir portas para uma nova vida repleta de possibilidades.

Sobre a Simonato Cidadania:

Fundada em 2016, com sede localizada em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade, a Simonato Cidadania é a idealização do sonho de Lilian Ferro e sua sócia. Com o desejo de se tornar uma cidadã europeia, Lilian iniciou, também em meados de 2016, o processo para reconhecimento de sua cidadania italiana. Foi aí que os obstáculos se transformaram em oportunidades. Após um longo estudo de mercado e muita determinação, ela e Juliane arregaçaram as mangas e embarcaram no sonho de centenas de descendentes, utilizando das próprias experiências boas e ruins para ajudar outras pessoas. No começo da atuação da empresa, os trabalhos eram realizados apenas pelas duas. Em menos de dois anos, a empresa já contava com quatro funcionários e, durante a pandemia, entre 2020 e 2021, passaram para um quadro de 30 colaboradores, com um crescimento acelerado no faturamento de mais de 700%. Se não bastasse todos os diferenciais citados, a Simonato Cidadania ainda exerce uma função social muito importante. Como meta, ela prioriza a contratação de mulheres e da comunidade LGBTQIA+ para compor a equipe, sempre em busca de valorização e combate à discriminação que, querendo ou não, ainda permanece enraizada na sociedade como um todo. E é atuando no verdadeiro sentido da palavra confiança que a Simonato Cidadania vem tornando sonhos possíveis e aproximando milhares de brasileiros de um dos países mais importantes e queridos da Europa, a bela Itália.

Para saber mais sobre o trabalho de Lilian Ferro, da Simonato Cidadania, basta segui-la em suas redes sociais:                                                          

Instagram

YouTube

Facebook

www.simonatocidadania.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.