Chef ensina como preparar Maniçoba, prato de origem indígena

0 16

Famosa na região norte do Brasil, a maniçoba é um prato típico da culinária brasileira. Sua origem remonta aos povos indígenas que habitavam a região amazônica antes da chegada dos colonizadores europeus, e requer muita atenção durante seu preparo.   

A base do prato é a folha da maniva (mandioca brava), extremamente tóxica, a folha precisa ser cozida por mínimo 7 dias para ficar livre do ácido cianídrico (cianeto). Após os 7 dias de fervura a maniva está pronta para receber os demais ingredientes do preparo da maniçoba.  

Pedro Amaral, empresário e chef do restaurante Namazônia, explica que a maniva utilizada em seu restaurante já vem cozida de Belém do Pará, mas passa por mais alguns dias de cozimento para garantir a segurança do alimento.  

“A maniçoba é um dos pratos mais pedidos do restaurante, quando vou explicar o que é a maniçoba, eu costumo dizer que é a feijoada paraense, só que ao invés de ter como base o feijão, utilizamos a maniva”. Explica Pedro. 

Confira a receita do Chef Pedro Amaral.

Maniçoba    

Ingredientes   

1 kg de Maniva pré cozida   

300g de carne seca    

300g de bacon   

200g de pé de porco   

200g de rabo de porco   

200g de orelha   

300g linguiça calabresa    

10g de folhas de louro    

Modo de preparo   

Primeiro dessalgue o pé, a orelha e o rabo do porco e reserve. Coloque a folha da maniva para cozinhar em água por 3 horas (observação: para o preparo compre a maniva pré cozida (por 7 dias), que é livre de toxinas), após esse período adicione a carne seca, carnes de porco, louro, bacon e a calabresa e deixe cozinhar por aproximadamente umas 2 horas ou até que as carnes estejam bem cozidas. Ao final do preparo sirva a Maniçoba com arroz branco.    

Sobre o Namazônia: 

Pedidos pelo Whatsapp. (11) 5083-4046 Instagram: @namazoniaoficial Retirada: R. Áurea, 361, Vila Mariana, São Paulo. Atendimento de mesa: Ter a Sáb: 12h às 22h. Dom: 12h às 18h. Delivery: Ter a Sáb: 12h às 21:30. Dom: 12h às 17h30.     

Confira o cardápio completo e os produtos do empório: https://namazonia.goomer.app/ 

Imagens: Luis Vinhão / Divulgação Namazônia 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.