Aprenda a gerenciar o seu tempo

0 34

Especialista dá dicas para conciliar as suas atividades durante todo o dia

Quase meio ano e você ainda se sente perdido? Calma, isso é normal! Existe uma preocupação comum em conseguirmos dar conta de tantas tarefas no nosso dia a dia. Você sabia que um bom gerenciamento do tempo pode melhorar sua produtividade?

“Gerir bem seu tempo acarreta em uma série de benefícios, como poder trabalhar de uma forma mais eficiente e concluir suas atividades e processos num curto espaço de tempo. Assim, atingir as suas metas torna-se um pouco mais fácil, ainda que o seu tempo seja um recurso escasso e tenha que lidar com pressões” declara, André Aragão, consultor empresarial.

Em contrapartida, a ausência de um gerenciamento de tempo pode trazer prejuízos, prejudicando a eficácia e trazendo desconforto para o seu negócio. Desta forma, é correto afirmar que aqueles empreendedores que gerem melhor o seu tempo tendem a ser bem-sucedidos, já que vão aproveitar melhor as 24 horas do dia.

André Aragão te ajuda a elaborar uma estratégia para um gerenciamento de tempo não é muito difícil, é necessária apenas uma alteração na rotina incluindo novos hábitos como:

✅ Fazer uso constante de uma agenda ou aplicativos que a simulam, para que você possa organizar seus compromissos durante o dia e anotar informações importantes.

✅ Softwares e apps de gerenciamento de tarefas com certeza são aliados importantes para uma boa gestão de tempo.

✅ Você precisa entender a diferença entre as tarefas estratégicas e as automáticas. As estratégicas de alto valor são aquelas que geram receita e estão relacionadas com criação e produção, enquanto as automáticas são secundárias e estão ligadas a rotinas da empresa – geralmente recebem atenção nas últimas horas do expediente.

“É difícil ser criativo e produzir o dia inteiro, por isso os empreendedores de sucesso costumam utilizar algumas técnicas para otimizar sua produção” diz Aragão. As mais populares são:

➡ Técnica Pomodoro – consiste em focar totalmente em uma atividade num período de 25 minutos e, após este período, descansar por 5 minutos. A cada quatro sessões (25+5 minutos), a pessoa ganha 15 minutos de descanso.

➡ Regra dos 5 minutos – Esse método consiste na definição de uma atividade que pode ser concluída em até cinco minutos e se dedicar ao máximo para finalizá-la antes. Assim, a sensação de realização poderá gerar a motivação necessária para que você e seus colaboradores enfrentem tarefas maiores.

➡ Gramificação – Transformar cada tarefa em uma espécie de jogo. Criar recompensas que também sejam convertidas em incentivos reais que motivem seus colaboradores a realizar suas atividades de forma mais eficaz.

Não há dúvidas de que uma gestão melhor do seu tempo pode alavancar seus resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.