Saúde dos pés: os problemas típicos dos pés

Os pés são uma parte do corpo que muitas vezes recebe pouca atenção. A saúde dos pés é extremamente importante para o bem-estar – e problemas com os pés podem dizer muito sobre sua condição geral. Portanto, vale a pena examinar mais de perto a questão de quão saudáveis ​​​​são seus pés e como você pode promovê-lo ativamente. As dicas a seguir irão ajudá-lo.

Quando se trata de saúde dos pés, um erro comum é usar os sapatos errados. Quanto mais tempo você passar com esses sapatos, mais danos poderá causar aos seus pés.

No futuro, ao escolher sapatos novos, será importante não apenas prestar atenção ao visual, mas principalmente ao ajuste . Mas como você realmente reconhece um sapato de ajuste “certo”?

Um sapato que se encaixa bem permite que você ande confortavelmente e sem desconforto. Os sapatos não devem apertar, esfregar ou prejudicar o conforto. Com o ajuste certo, o sapato é alguns milímetros mais comprido que o dedão do pé e se encaixa como uma segunda pele nas laterais e na área do calcanhar.

O ajuste é, portanto, mais do que apenas o tamanho do sapato, mas também a largura, a flexibilidade, a tampa do calcanhar, a área do metatarso e muitos outros fatores são decisivos. O pé não pode escorregar no sapato e está perfeitamente apoiado. Portanto, faz sentido que no futuro você não preste atenção apenas ao tamanho, mas também: 

  • A largura
  • A distância do calcanhar
  • A forma básica do último
  • A distância máxima e
  • A construção.

A melhor maneira de fazer isso é experimentar o sapato em paz (em casa) e testar diferentes movimentos.

Além disso, a qualidade é um critério de decisão importante para a compra do seu sapato, a fim de manter seus pés saudáveis ​​a longo prazo. Vários critérios também desempenham um papel aqui, por exemplo, os materiais usados. Mas o acabamento, a sola, a flexibilidade e muitos outros fatores também determinam se os sapatos femininos se ajustam perfeitamente aos seus pés.

Modelos mais caros não são necessariamente melhores. De qualquer forma, é importante obter informações mais detalhadas sobre o respectivo modelo além da óptica. Aqui, também, é aconselhável dar uma olhada nos sapatos e experimentá-los intensamente.

A qualidade e o ajuste são particularmente importantes, pois têm um grande impacto na saúde dos pés. Por exemplo, sapatos inferiores podem conter substâncias nocivas que não são apenas um perigo para os pés, mas também para a saúde em geral. Acima de tudo, em combinação com um ajuste incorreto, podem levar a mal posicionamentos ou outros problemas nos pés.

Problemas típicos nos pés – e possíveis causas

Além do ajuste errado, as queixas na área dos pés podem ter muitas outras causas, por isso é importante que você desenvolva uma sensação de seus pés. Sinta-os e também olhe para eles superficialmente. Se você sentir ouvir algum dos seguintes sintomas, seus alarmes devem estar tocando.

Se você descobrir alguma irregularidade ou tiver algum sintoma, consulte um médico, se possível, para obter clareza e tomar medidas preventivas em um estágio inicial. Porque são sinais de alguns problemas típicos nos pés e possíveis doenças subjacentes:

Artrose

Se a dor ocorrer regularmente na mesma articulação e durante o mesmo movimento, a osteoartrite pode ser a causa. Este é um desgaste articular, causado, por exemplo, por um mau posicionamento, que pode ocorrer no tornozelo superior e inferior, na articulação metatarsofalângica do dedão do pé e no tarso.

Se não for tratada, a dor geralmente piora e piora até que um dia você não consegue mais realizar certos movimentos. Por causa da dor, muitas pessoas também adotam uma postura de alívio, o que pode resultar em problemas em todo o corpo.

Síndrome do pé diabético

Pessoas com diabetes devem tomar cuidado com a pele pálida incomum ou dormência nos pés. Eles podem ser sinais de um pé diabético isquêmico ou neuropático. A causa é dano aos nervos ou vasos sanguíneos. Como resultado, podem ocorrer más posições, úlceras abertas, necrose ou feridas profundas e outros problemas.

Desalinhamentos

Pés mal posicionados podem ser tanto a causa quanto a consequência de outros problemas. Eles também podem ser congênitos ou se desenvolver ao longo da vida – por exemplo, através de sapatos que não se encaixam corretamente.

É feita uma distinção entre pé em foice, pé espalmado, pé cavo, pé plano e pé plano. Mas esporão de calcâneo, hallux valgus e hallux rigidus também estão entre os maus posicionamentos clássicos. 

Eles geralmente se tornam perceptíveis por meio de dor no pé ou na perna, às vezes até mesmo por mal posicionamento completo da perna. Mas com a mesma frequência eles existem (pelo menos por muito tempo) sem sintomas e, portanto, passam despercebidos.                                     

Comments (0)
Add Comment