Em um mercado extremamente competitivo, onde a concorrência é cada vez maior e são muitas as opções para o consumidor, não se trata apenas de ter o melhor preço o fator determinante na hora de conquistar mercado e atrair a atenção do seu público alvo.
Segundo o empreendedor e CEO do Experience Club, Ricardo Natale, o grande segredo para se manter em alta e se destacar da sua concorrência é ouvir o seu cliente. “Saiba o que ele quer. Se antecipe aos seus desejos e necessidades oferecendo produtos e serviços que ele não conhecia. São ensinamentos antigos do mundo dos negócios, especialmente de quem lida com produtos e serviços e especialmente para quem se propõe a integrar o pelotão de frente das novas tendências.”
Aprendendo com o cliente
Para Ricardo Natale, é um privilégio aprender com os clientes. “Foi para isso que criamos o Experience Club, onde há uma curadoria rigorosa dos nossos speakers, trazendo sempre especialistas e executivos que sabemos que têm ensinamentos importantes a transmitir. Seja um novo modelo de negócio, um case de sucesso ou um fracasso que vai alertar quem ouve a não repetir. Ainda assim, a cada vez que um deles sobe ao palco e começa a falar, aprendemos com as perguntas dos nossos convidados. E isso vale também para os nossos patrocinadores, nossos clientes.”
Com toda a expertise de produção de experiências de alta qualidade do Experience Club, Ricardo levou um grupo de 20 VPs da área de Recursos Humanos e Pessoas para uma imersão sobre estratégias e metodologias de aprendizagem. “É muito importante que a gente, como CEO, também se coloque na posição de aprendiz. Lifelong learning não é uma palavra-chave, mas um processo que pode e deve ser colocado em prática na rotina de trabalho. Não apenas em cursos formais, com a leitura de livros ou em palestras com especialistas. O aprendizado pode se dar a todo mundo, e a fonte do conhecimento pode estar nas suas relações de negócios, com seu cliente, seu fornecedor ou seu parceiro”, conclui.