Se forma geral, O SEO é usado para que seu site e sua marca aumentem sua visibilidade na internet, ou seja, para que seus clientes o encontrem facilmente. É nisso que se concentra o trabalho de qualquer consultoria seo.
Por que é importante aparecer nas pesquisas do Google?
Existem muitas formas de ganhar visibilidade na internet além de aparecer nos resultados de busca do Google, incluindo presença nas redes sociais, aparição em mídias digitais e inúmeras outras opções.
A diferença fundamental é que os resultados do Google respondem a uma pesquisa específica no momento em que o usuário está interessado nela.
Para entender a relevância de aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa , você pode imaginar 2 situações cotidianas para uma loja física:
Um potencial cliente passa pela rua onde está localizada sua loja sem procurar nada em particular, enquanto uma infinidade de estímulos atraem sua atenção
Um potencial cliente passa pela rua onde está localizada sua loja procurando um produto que você expôs na vitrine.
Obviamente em nenhum desses casos você garante uma venda, mas tenho certeza que você concorda comigo que é mais provável que isso aconteça na segunda situação.
Você precisa de um especialista em SEO?
Ao final deste guia você terá conhecimento suficiente para otimizar seu site, mas pode estar interessado em contratar um profissional de SEO para te ajudar desde atividades de otimização on-page até na aquisição de backlinks.
Um especialista em posicionamento SEO é um profissional treinado para melhorar a visibilidade e o posicionamento de sites nos mecanismos de busca, para que alcancem melhores resultados em menos tempo do que alguém com menos experiência e conhecimento.
Como conseguir clientes na internet?
Para entender como conseguir clientes na internet, é conveniente conhecer estes 5 fatos :
De acordo com um estudo da Deloitte, O impacto econômico das interrupções na conectividade com a Internet, 80% das pessoas pesquisam na internet antes de fazer uma compra . Esse percentual inclui aqueles que acabam visitando um estabelecimento offline. ( ROPO: Pesquisa Online Compra Offline)
Estatisticamente, mais de 90% dos visitantes de qualquer site vêm por meio de mecanismos de busca : Google , Bing , Yahoo , etc.
O Google afirma que 35% das pessoas que usam seu mecanismo de busca acessam uma das 3 primeiras posições , e 75% não vão além da primeira página .
Segundo o Google, que vive da publicidade, cerca de 80% dos usuários ignoram os anúncios pagos .
De acordo com o princípio de Pareto ou a regra 80/20 , poucas consultas de pesquisa levam à maioria das visitas a cada site.
Que conclusão você tira desses dados? o meu é esse:
A maioria dos clientes de qualquer empresa vem pelo Google, e sua quantidade e qualidade depende da posição daquela empresa no ranking de algumas buscas.
Mais tarde veremos como descobrir e usar as palavras- chave para o seu site com ferramentas gratuitas para fazer SEO.
Agora, o mais importante é que concordamos que:
Se seus clientes não encontrarem você quando pesquisarem, eles encontrarão sua concorrência.
Recomendamos: Melhor agência de link building.
Ou seja, a questão não é como conseguir clientes na internet , como se fosse mais uma opção na sua estratégia de marketing.
Seus clientes estão na internet, e é aí que você deve procurá-los !
Antes de continuar, deixe-me mencionar algumas definições para que possamos nos entender:
A página de resultados do mecanismo de pesquisa é conhecida como SERP , abreviação de Search Engine Results Pages , e cada um dos resultados que aparecem nas SERPs são conhecidos como snippets (fragmentos).
As consultas que os usuários fazem em um mecanismo de pesquisa são chamadas de palavras- chave , independentemente de serem uma palavra ou várias.
Por fim, a porcentagem de cliques recebidos por um site em relação ao número de impressões é a CTR ou Taxa de cliques.
Agora tenho más notícias: O fato de 35% dos usuários clicarem em um dos 3 primeiros resultados das SERPs e 75% não irem além da primeira página está claramente desatualizado.
A realidade atual é muito mais drástica!
Para entender a importância de aparecer em uma posição ou outra nas SERPs , vamos dar um exemplo:
Se o seu site aparecer nos resultados de pesquisa para uma palavra (ou frase) que tenha uma média de 1.000 consultas por dia , o número médio de visitas que você receberá para essa palavra- chave com base em sua posição na SERP será de 430 visitas se você aparecer em a primeira, 180 se for a segunda, apenas 45 se for a décima e quase nenhuma nas seguintes posições.
Levando em consideração que é fácil para um SEO experiente melhorar os resultados de pesquisa de um site para consultas ou palavras- chave específicas , e mais adiante explicarei como fazê-lo, é bom senso entender que…
As empresas que não prestam atenção ao SEO verão seus resultados de negócios diminuir à medida que a concorrência trabalha em sua posição no Google.