Em alta devido a celebridades como Ludmilla, Gretchen, Rafaella Santos e Virgínia, que se declararam publicamente adeptas do procedimento estético, a Lipo HD (High Definition), também conhecida como lipoaspiração de alta definição ou Lipo LAD vem ganhando notoriedade, devido à sua capacidade de esculpir o corpo, conferindo uma aparência mais atlética, de maior definição muscular.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre este procedimento o Dr. Antônio Carlos Minuzzi Filho, cirurgião plástico (CREMERS 32148 / RQE 25357), membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e referência nacional na realização de cirurgias estéticas, esclarece alguns dos principais mitos sobre a Lipo HD. Confira:
É possível realizar a Lipo HD no corpo todo.
Verdade. Embora o abdômen seja a região mais requisitada, a lipo HD também pode ser realizada nos braços, peitoral masculino, coxas, pernas e costas, para obter a definição dos grupos musculares.
A Lipo HD melhora o contorno corporal mesmo em pacientes acima do peso
Mito. A Lipo HD não é recomendada para obesos (IMC acima de 30). Está não é uma cirurgia para emagrecimento e sim para proporcionar maior definição do contorno do corpo e remover gorduras localizadas. De acordo com a Sociedade Brasileira e Internacional de Cirurgia Plástica, pacientes com o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 27 correm significativamente menos riscos e alcança resultados mais satisfatórios e duradouros.
A lipo HD no abdômen pode ser associada à abdominoplastia
Verdade. Pacientes com muita flacidez pode associar as duas técnicas. Assim, a abdominoplastia permitirá a retirada do excesso de pele na região inferior abdominal e a lipo HD fará a função de melhorar o desenho muscular. Nesses casos, no entanto, os resultados da lipo HD costumam ser mais suaves, com menor definição.
Todos podem fazer a Lipo HD
Mito. O perfil do candidato a lipo HD é um paciente que tem uma vida ativa, que pratica atividade física regularmente e faz dieta, mas ainda não alcançou o shape com a definição desejada. Sendo assim, são pacientes que não apresentam muita flacidez e nem grande excesso de gordura abdominal, principalmente a visceral (gordura interna). Importante frisar que a lipo HD e a lipo clássica não são indicadas para quem almeja emagrecer, mas para quem deseja remover gordura localizada.
Você pode ter quantos gominhos quiser (4, 6 ou 8) no abdômen com a lipo HD
Mito. A marcação dos gominhos segue o padrão muscular do paciente, que varia de pessoa para pessoa. Assim, a técnica além de aspirar toda a região tratada, consiste também em realizar uma lipoaspiração mais detalhada e superficial nas áreas de transição entre os músculos, os sulcos, para obter um efeito de depressão no local e realçar a musculatura.
O resultado da lipo HD é igual para todos os pacientes
Mito. Isto não é de todo verdade, por que o grau de definição e desenho muscular varia muito, não é o mesmo para todos, depende de fatores genéticos e individuais. Os resultados variam de acordo com a situação pré operatória de cada paciente. E também podem ser feitas definições musculares mais ou menos intensas dependendo do desejo de resultado de cada pessoa.