A escritora Kim Wicks, natural de Salvador (BA) e criada na Chapada Diamantina, lança “Figo branco”, seu primeiro livro, na programação da Casa Gueto, parceira da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2024), às 18h do dia 12/10.
No romance “Figo branco”, Kim Wicks apresenta a perspectiva de Ariel, um garoto introspectivo que passa todos os verões na casa de sua avó, em uma ilha da Bahia, nos anos 80. Arrastado pela maresia dos dias quentes, encontra prazer nas pequenas delícias da temporada: os pés na faixa de conchas, o segredo dos figos, o jardim que Vó Di jura ser mágico e Olímpia, menina que suga seu foco. Com orelha de Matheus Peleteiro e blurb de Júlia Vita, a obra conta com capa de Cristiano Piton.
Durante a Flip, além do lançamento do livro, Kim Wicks fará parte da mesa de debate “Território e criação literária: de onde parte a escrita”, com os autores Itamar Camilo (Garoupa), Luigi Ricciardi (Madreperola), Marta Cortezão (TAUP), Adriana Antunes (Libertinagem), Rodrigo Cabral (Sophia), Leandro Miranda (Sophia) e mediação de Júlia Vita (Laboriosa). A atividade acontecerá no dia 10/10, também na Casa Gueto, às 12h.
A Flip 2024 acontecerá de 09 a 13/10, e a obra compõe a primeira leva de publicações individuais da editora Laboriosa Produções Poéticas, iniciativa criada por Júlia Vita e Paula Lemos que abarca diversas frentes de conteúdo, prezando pela construção de parcerias sólidas que favoreçam não só a manutenção da iniciativa, mas o ofício de quem trabalha para viabilizá-las e o de quem confia suas criações à casa. Para garantia desses princípios, seu fluxo curatorial é de escala reduzida.
Kim Wicks trabalha com aquarela, é poeta e escritora. Atualmente ensina francês e cursa Letras na UFBA.
A Casa Gueto possui entrada gratuita e fica na Rua Benedito Telmo Coupê, nº 277 (Antiga Rua Fresca), no Centro Histórico de Paraty.