Compreender como acontece a sucção e a deglutição do bebê é um passo importante para acompanhamento da saúde da criança e da própria mãe que está em período de amamentação, para que esta ocorra de forma indolor e efetiva.
A mestre em fonoaudiologia Flávia Puccini, especialista em motricidade orofacial, desenvolveu o estudo Bebê virtual, em parceria com a Faculdade de Odontologia de Bauru e com a Telemedicina da Universidade de São Paulo. Nesse estudo foi desenvolvido, por meio de ultrassom para desvendar o movimento da língua, um bebê em computação gráfica em 3D para demonstrar como funciona a anatomia e fisiologia da sucção e deglutição durante a amamentação.
E por que ele é importante?
Segundo a fonoaudióloga, esse estudo ajudou a elucidar dúvidas que os especialistas tinham há algum tempo sobre a eficiência da amamentação. O estudo segue consoante a linha de raciocínio de outros estudos científicos, e comprova que o bebê precisa criar uma pressão negativa para retirar o leite da mama. “Então a ponta da língua tem que estar em uma posição canolada e estável para que essa amamentação ocorra de forma efetiva e sem gerar dores e desconforto para a mãe. Essa pontinha fica bem estável e o abaixamento da parte média da língua, cria uma pressão negativa que retira o leite da mama”, ressalta.
Através da modelagem em 3D, fazendo uso da realidade virtual, a Dra. Flávia Puccini pôde constatar, consoante a outros estudos, que não é a pega que determina a eficiência da amamentação – como se acreditava antigamente – e, sim, o padrão de sucção que envolve todos esses aspectos. O material inovador é didático e dinâmico e agora está disponível para compartilhamento.