Conseguir posicionar sua página nos primeiros resultados do Google é o objetivo de todas as empresas e empreendedores que já aderiram à corrente digital, neste artigo você conhecerá os principais aspectos para alcançar o posicionamento orgânico nos diversos buscadores e a introdução ao pontos técnicos que detalharemos em artigos separados.
Projetar um plano de SEO ajudará você a organizar e priorizar as tarefas mais relevantes desde os fatores que influenciam o posicionamento orgânico com mais de 500, além do fato de que eles foram mudando ao longo do tempo. (ver Consultoria seo Webtrends)
1 Web design para posicionamento orgânico
O ponto de partida para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa é o design da sua página da web, e sim, muitos dirão que o mais importante são os metadados ou backlinks (ver agencia de link building), isso é correto, mas queremos abordar o problema de um ponto que é não Ele joga em muitos casos.
O design é sua carta de apresentação, sua ferramenta para causar uma boa primeira impressão . Quando ocorre o primeiro encontro entre seu site e o usuário, o usuário deve ser atraído pela primeira mensagem que você envia.
Por que a primeira impressão é importante?
Um dos parâmetros para posicionar um site no google é atingir uma baixa taxa de rejeição , isso mede o comportamento dos usuários em seu site e é uma das métricas mais importantes para entender como seu site funciona.
UMA MANEIRA DE REDUZIR SUA TAXA DE REJEIÇÃO É CRIAR A MENSAGEM CERTA EM SUA PÁGINA DA WEB.
Como criar a mensagem certa no seu site?
Tornar a primeira impressão impactante para que o usuário permaneça na página, interaja com o conteúdo e retorne quando necessário, isso requer elementos visuais, funcionais e contextuais que ajudam a formar a primeira impressão.
Elementos Visuais
Em termos gerais, é a colorimetria e as imagens, bem como o layout dos elementos em sua página web.
- Contraste em textos e imagens ou cores
- Texto claro e descritivo com sua oferta de valor
- simetria e limpeza
Elementos Funcionais
Elementos funcionais, como estados de botões, animações e respostas às ações do usuário.
Elementos contextuais
Neste ponto a mensagem é unificada ao conjunto de elementos para causar aquela primeira impressão.
2 Conteúdo para cada etapa do processo de compra
Saber o que ele procura e quando o faz é o ponto de partida para determinar a palavra-chave (palavra-chave) para a qual você foca as diferentes páginas do seu site.
Como escolher a palavra-chave mais adequada?
Dependendo do tamanho do seu site, será o número de páginas que você precisa trabalhar para posicionar, no caso de um site de serviço, a estrutura do fluxo de navegação seria a seguinte.
Consequentemente, cada página precisa estar focada em uma palavra-chave específica, então a palavra-chave escolhida deve estar presente nos pontos
A etiqueta <title></title>
Na cópia principal da página em questão
Que a cópia está em uma tag <h1></h1>
Que seja expresso no conteúdo da página explicitamente ou em sinônimos (cuidado com isso, não abuse da frequência pois o google pode penalizar a página)
Faça uma lista de palavras- chave de cauda longa e analise as possíveis combinações ou frases que o usuário escreverá no buscador, para escrever o texto principal incluindo a palavra-chave com sua proposta de valor na primeira linha ou parágrafo do conteúdo para dar contexto ao página de destino.
3 Estrutura do código HTML e aspectos técnicos
Motores de busca como google, yahoo ou bing são um programa que escaneia páginas da web fazendo uma categorização, qualificando para ordenar o conteúdo tornando-o acessível e destacando os mais relevantes,
A seguir deixamos-lhe a lista dos elementos básicos para posicionar uma página no google e outros motores de busca.
- title tag < title > Isso aparecerá nos resultados da pesquisa < /title >
- Use os títulos (h1, h2, h3, etc) < h1 > Título com palavra-chave e sua proposta de valor < /h1 >
- Adicione descrições às imagens alt < img src =”image-name.png” alt =”Image description”>
- Links internos para outras páginas do site
- Otimize as imagens em relação ao tamanho, peso e qualidade.
- Otimize a velocidade de carregamento do seu site
Backlinks
O backlink é um link que sai de outros sites, por exemplo a wikipedia tem inúmeros links para várias fontes que se você clicar neles abrirá uma nova aba para a página em questão, os motores de busca usam esses links para avaliar sua página usando vários fatores.
Esses links são uma peça chave para o posicionamento do site que deve ser criado de forma natural, ou seja, as publicações em um blog com referência à página ou artigos de imprensa. Se precisar, você pode comprar backlinks para seu site.
Carregamento rápido
Para analisar a velocidade de carregamento do seu site, você pode usar o PageSpeed Insights do Google, que é uma ferramenta gratuita.
Nele você encontrará vários aspectos que serão o ponto de partida para aprender como melhorar a velocidade do seu site,